quinta-feira, 19 de julho de 2018

PM do Rio convoca 400 concursados para iniciar o curso de formação de soldados


Estado voltará a realizar o curso de preparação após dois anos
Foto: Marcelo Horn

 
A Polícia Militar do Estado do Rio (PMERJ) oficializou o início da primeira turma do Curso de Formação de Soldados (CFSd) que irá receber parte dos 1.381 concursados anunciados pelo governador Luiz Fernando Pezão. O pontapé inicial será na segunda-feira, dia 23 de julho. No total, 400 concursados tomarão posse. Serão 360 homens e 40 mulheres. Quanto a classificação dos aprovados, 221 tomarão posse em função de decisões judiciais. Os 179 restantes serão chamados de acordo com a ordem de classificação apontada pela banca responsável pelo concurso.
A PMERJ informou que todos os que iniciarão o curso a partir de segunda-feira já foram notificados. Os nomes, porém, serão publicados em edição reservada do boletim da corporação. Eles receberão, já a partir do início do curso, “salário de aluno”, de R$ 2.213,62, que será pago a partir do segundo mês — haverá o depósito retroativo sobre o primeiro mês de aula. Depois de formado, o soldado passa a receber o salário inicial, hoje de R$ 3.452,55.
Publicidade

No dia 5 de julho, Pezão anunciou a chamada de 1.380 nomes. Dias depois, mais um candidato conseguiu ser inserido na lista de aprovados em função de uma decisão da Justiça. O número final dos que liberados para o curso de formação chegou a 1.381.
Estado: sem prazo para abertura de novas turmas
A chamada dos primeiros 400 concursados não acaba, porém, com a preocupação dos que ainda terão de esperar por novas turmas. Segundo a própria PM, não há previsão sobre quando elas serão abertas. O motivo é a necessidade de melhorias nas estruturas existentes no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap), local onde serão realizados os cursos.
Diante dessa indefinição, parte dos aprovados se colocou à disposção par ajudar nas reformas necessárias no Cfap. Segundo os candidatos, a proposta de ajudar nas obras já foi apresentada ao Comando do Curso de Formação. Os aprovados ainda aguardam o retorno por parte da PM sobre a proposta feita no início desta semana.
Previsão de Pezão não vai se confirmar
Diante do início no dia 23 de julho da primeira turma do Curso de Formação de Soldados, a PM divulgou que o tempo de preparação até que os agentes entrem em efetiva atuação será de um ano. O prazo conflita, porém, com a previsão do governador Luiz Fernando Pezão. Ao anunciar a chamada dos aprovados, no início de julho, Pezão indicou que todos estariam à serviço da população até o Carnaval de 2019, programado para a primeira semana de março. O prazo, agora, é o início do segundo semestre de 2019.
Extra

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA