sábado, 28 de julho de 2018

Contas de luz vão continuar com a bandeira tarifária mais alta


Cor vermelha patamar 2 é mantida em agosto que cobra R$ 5 a cada 100 kWh consumidos


Em agosto, clientes das distribuidoras de energia elétrica vão continuar pagando a conta de luz com bandeira tarifária vermelha patamar 2, a mais cara de todas. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou ontem que vai manter pelo terceiro mês consecutivo a taxa de R$5 a cada 100 quilowatts-hora consumidos. A bandeira tarifária é mensal e a referente a setembro deve ser divulgada em 31 de agosto.
Segundo a agência, a bandeira vermelha permanece principalmente devido às "condições hidrológicas desfavoráveis e à redução no nível de armazenamento dos principais reservatórios do Sistema Interligado Nacional (SIN)".
No Rio, a Light explicou que a bandeira tarifária é uma medida encontrada pelo governo para que as concessionárias indiquem a forma de consumo dos clientes: "Em geral, quando os reservatórios das usinas hidrelétricas estão baixos, o país utiliza a energia de termelétricas, que é mais cara".
Publicidade

IMPACTO NA CONTA
As bandeiras tarifárias têm impacto direto no valor da conta de luz e consumidor sente no bolso. Isabel Magalhães, de 49 anos, diz que sua fatura vem aumentando em pelo menos 10% de três meses para cá.
"Nessa época do ano, o consumo costuma diminuir por conta do inverno, pois não usamos ar-condicionado. Mas teve um aumento no valor", lembra. Ela diz que é injusta a recomendação de economia da Aneel: "O uso é moderado para eles? O investimento em energia é pequeno, e o povo que paga a conta", reclama Isabel.
A agência dá dicas de economia, como utilização de luz natural, retirar aparelhos da tomada e não colocar alimentos quentes na geladeira. Além disso, não usar chuveiro elétrico por muito tempo, limitando o banho a cinco minutos.
Publicidade

 ODia

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA