segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Motoristas de todo país estão isentos do DPVAT em 2022

Este é o segundo ano em que os motoristas brasileiros ficam isentos do pagamento do DPVAT



O Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos, popularmente conhecido como DPVAT não será cobrado em 2022, sendo assim, este será o segundo ano consecutivo em que os motoristas estão isentos da cobrança da obrigação.

A medida foi aprovada no dia 17 de dezembro pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), órgão diretamente ligado ao Ministério da Economia.

Isenção no DPVAT 2022

Conforme o CNSP, foi concedida a isenção do pagamento do DPVAT, devido a um fundo excedente de recursos no FDPVAT (Fundo da Caixa Econômica Federal que administra os recursos do DPVAT para cobrir prejuízos com acidentes de trânsito).

“O CNSP tem efetuado reduções anuais sistemáticas no valor do prêmio como forma de retornar, para os proprietários de veículos, estes recursos excedentes, já tendo, inclusive, estabelecido valor igual a zero, para todas as categorias tarifárias, para o ano de 2021. Tal decisão promove a devolução à sociedade dos excedentes acumulados ao longo dos anos. Sem nova arrecadação, a tendência é que esses recursos sejam consumidos com o pagamento das indenizações por acidentes de trânsito ao longo do tempo”, declarou o órgão

A isenção vale para todas as categorias. Vale lembrar que, caso a cobrança fosse mantida este ano, os motoristas seriam obrigados a pagar um valor que poderia variar de R$ 10 a R$ 600 para custear as coberturas do seguro obrigatório. As tarifas normalmente variam conforme o tipo de veículo, bem como a região do país.

Cobrança do IPVA

Com relação à cobrança do IPVA o imposto deverá ser pago normalmente pelos motoristas em 2022, vale lembrar que as regras variam segundo a definição de cada estado.

Assim, é necessário se atentar ao calendário do seu estado, pois existem diferentes datas para pagamento em cota única ou em quantidade de parcelas e suas respectivas datas de cobrança e exigência.

No entanto, vale lembrar que em praticamente todos os estados brasileiros, os motoristas que optarem por pagar o imposto em cota única no prazo estipulado, ganham desconto no pagamento do IPVA.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA