segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Enchente: situação dos municípios da Região Noroeste

 


A Região Noroeste Fluminense tem sofrido com as chuvas fortes que chegaram neste começo de ano. Diversos municípios tiveram famílias desabrigadas desalojadas, segundo levantamento realizado.

Bom jesus


A Coordenadoria de Defesa Civil Municipal de Bom Jesus do Itabapoana disse que a cheia já causou inundação no bairro Pimentel Marques e há registro de seis famílias desabrigadas.

As famílias atingidas já estão alojadas e recebendo acompanhamento da equipe técnica da SMASH. Já na Usina Santa Isabel, as equipes estavam contabilizando o número de pessoas, que vão necessitar de assistência.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, sargento BM Júnior, nas próximas horas, todos os dados indicam que o rio vai continuar a subir, pois ainda chove na região.


Itaocara
Foto: PMI

Diversas ruas do município estão alagadas por conta da cheia do rio Paraíba.

O nível do rio no distrito de Portela encontra-se com 5,20, com tendência de subir nas próximas horas.

A prefeitura orienta aos moradores de áreas com histórico de inundação que fiquem atentos, e caso necessitem, entrem em contato com a Defesa Civil pelo telefone 22 81081068.


Itaperuna


Na maior cidade da Região Noroeste, o rio Muriaé atingiu a cota de transbordo, as ruas as margens do rio e centro já estão tomadas pela água.

A Defesa Civil da cidade está trabalhando para orientar os moradores ribeirinhos.

A Secretaria de Assistência Social está preparando 300 kits dormitórios, com travesseiro, cobertor e lençol; além de 300 cestas básicas. Também serão distribuídos 300 kits de limpeza, sendo que cada kit contém: um balde; uma vassoura; um rodo; um pano de chão; uma bucha; um pacote de sabão em barra; uma embalagem de cloro, desinfetante, detergente e álcool.


Italva



A Prefeitura de Italva, por meio da Secretaria de Defesa Civil, informa que está em constante monitoramento.

Segundo a Guarda Municipal, diversas ruas estão interditadas. O prefeito Léo Pelanca e a primeira-dama Adriana, estão com toda equipe de emergência nas ruas do município.

O nível do rio Muriaé em Italva é de 4, 75 metros.


Cambuci

Foto: Roniere

A cheia do Rio Pomba já provoca inundação nas ruas mais baixas de Frecheiras, bairro de Cambuci, Noroeste Fluminense. A previsão indica que nível do rio vai subir mais nas próximas horas, a Secretaria de Defesa Civil de Cambuci emitiu um alerta máximo orientando a população das áreas mais baixas para colocar seus pertences em um local seguro.


Santo Antônio de Pádua



Rio Pomba vai continuar subindo na cidade de Pádua, foi o que alertou o prefeito Paulinho da Refrigeração na última live em sua Rede Social.

Para se ter uma ideia, foram mais de 48 horas de chuva sobre a bacia do rio Pomba, um dos maiores afluentes do rio Paraíba do Sul.

A defesa Civil do município segue monitorando e dando as orientações necessárias para a população paduana.


COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA