sexta-feira, 3 de abril de 2020

Supermercados vão poder comprar direto do produtor rural


A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento firma, a partir desta semana, uma parceria com redes de supermercados para possibilitar que pequenos produtores rurais disponibilizem seus produtos nestes estabelecimentos. O objetivo é colaborar com o escoamento da produção durante a pandemia do coronavírus. 

- Estamos atuando rápido para que o Estado tenha menos impactos nesta crise. Estes agricultores terão a garantia da venda do seu produto dentro de grandes redes que foram mantidas abertas, apesar das importantes restrições determinadas. Este apoio para eles é fundamental neste momento - disse o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz. 

O primeiro negócio foi fechado entre uma grande rede de venda virtual e associações de produtores da Região Serrana que vai possibilitar a venda de alimentos da linha hortifrutigranjeiros, como frutas, legumes e verduras. Os kits com os produtos foram entregues nesta terça-feira (31/03). Outra venda foi fechada com a rede de supermercados Zona Sul e os produtos serão entregues na próxima semana. 

Outras grandes redes já estão negociando a compra e as operações serão fechadas em breve, oferecendo assim mais um canal de venda para produtores da agricultura familiar. 

- Sem o nosso apoio seria inviável para muitos destes produtores fazer esse contrato. As grandes redes fazem a compra de outras grandes redes ou direto nas centrais de abastecimento. Nosso objetivo é que mesmo depois desta pandemia eles possam continuar com esta ponte, o que poderá significar uma melhora nos seus ganhos e seus negócios. O agronegócio do Rio tem muito a ganhar com esta iniciativa - explica Queiroz. 

Para disponibilizar seus produtos para as grandes redes, os agricultores precisam seguir alguns critérios como ofertar rastreabilidade, disponibilizar código de barras, documentação, entre outros parâmetros. A secretaria está apoiando e agilizando estes processos para os agricultores selecionados, além de fazer a ponte com as empresas. 

Para ser incluído no projeto, os agricultores podem entrar em contato com a secretaria através do e-mail: seappa@agricultura.rj.gov.br. 

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA