quinta-feira, 2 de abril de 2020

Rio das Ostras promove ação para proteger pessoas em situação de rua contra o novo coronavírus

Equipes fizeram rondas em 16 locais para levar informações sobre a pandemia do Covid-19 e oferecer abrigo na Casa do Sorriso 


A Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Secretaria de Bem-Estar Social, criou um protocolo para a realização de ações específicas para o enfrentamento do Covid-19 destinado à população em situação de rua, publicado em Jornal Oficial. 

A equipe técnica do Centro de Referência Especializado (Creas) de Rio das Ostras, por meio do Serviço de Abordagem Social diurna e noturna, durante todo ano já promove ações em diversos pontos do Município com as pessoas em situação de rua. Com a chegada da pandemia do coronavírus, esse trabalho foi ampliado numa união entre as secretarias de Bem-Estar Social e Saúde. 

O objetivo do trabalho emergencial está sendo orientar esse público sobre a pandemia no Brasil e no mundo e os cuidados de higiene necessários, além de outras regras de proteção ao contágio com o Covid-19. A equipe também orientou essas pessoas e realizou os encaminhamentos necessários, de acordo com as demandas identificadas durante a abordagem. 

Também foram ampliadas as vagas para acolhimento na Casa do Sorriso para que possam cumprir a quarentena de forma mais segura possível, como orienta a Organização Mundial de Saúde, o Ministério da Saúde e a Administração Municipal, que tomou medidas por meio de decretos. 

A ação aconteceu após uma reunião entre as secretarias de Bem-Estar Social, Segurança e Saúde, além de voluntários da sociedade civil. A equipe, que percorre os locais com o apoio do Grupamento de Operações Especiais (Goe), já passou por 16 pontos entre comércios, praças e outros espaços públicos. 

CASA DO SORRISO - A Casa do Sorriso é uma unidade mantida pela Prefeitura de Rio das Ostras por meio da Secretaria de Bem-Estar Social com a finalidade de acolher moradores de rua, oferecendo abrigo como uma espécie de albergue onde fazem pernoite, podendo tomar banho e se alimentar com café da manhã e jantar. Atualmente, o espaço atende 28 pessoas. 

O local possui cinco quartos, cozinha, três banheiros, salas de administração e reunião e área externa com jardim. A manutenção da alimentação acontece com as parcerias de instituições religiosas e grupos de iniciativa civil. 

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA