quarta-feira, 18 de abril de 2018

Vacinação contra a gripe no Rio começa nesta terça-feira (24)


A imunização estará disponível até dia 01 de junho e visa atingir cerca de 4,5 milhões de pessoas que fazem parte do grupo de risco


A influenza é uma doença respiratória infecciosa
Ft: Márcio Garcez/SES

A 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, programada pelo Ministério da Saúde, será iniciada nesta terça-feira (24/4) em todos os 92 municípios fluminenses e tem a meta de imunizar cerca de 4,5 milhões de pessoas. A vacina contém o imunizante contra o H3N2 e é destinada a gestantes, crianças com idades entre 6 meses e menores de 5 anos, pessoas com mais 60 anos, mulheres com até 45 dias após o parto, pacientes crônicos, além de profissionais de saúde e indígenas.
Todos estes fazem parte do público-alvo da mobilização, que acontecerá até 01 de junho nos postos de saúde municipais.

- É importante que todo público-alvo se vacine, mesmo os que já se vacinaram em outra ocasião, pois o imunizante usado sofre alterações em sua composição ao longo dos anos. Ele é feito conforme o cenário epidemiológico apresentado anualmente pelas regiões, e inclui o reforço necessário para a ocasião – explica o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Gama.

A influenza é uma doença respiratória infecciosa que pode levar a pessoa a ter complicações e pode matar, principalmente os indivíduos que se encontram no grupo prioritário, que é de alto risco, e que ainda não estejam imunizados. Equipes de vigilância monitoram os casos de pacientes hospitalizados e óbitos decorrentes da doença com o objetivo de identificar o comportamento do vírus, mas é preciso também o cuidado da população para evitar a propagação da doença.

- Especialmente com a proximidade do inverno, que aumenta as chances de transmissão, precisamos que as pessoas deem atenção ao assunto e se previnam. Além disso, convocamos os grupos mais suscetíveis para irem aos postos se imunizar. A SES busca desenvolver um trabalho em conjunto aos municípios para que possamos atingir o maior número de pessoas vacinadas dentro do público estimado – disse a subsecretária de Vigilância Epidemiológica em Saúde
Cláudia Mello.

Este ano, até 16 de abril, foram notificados 167 casos confirmados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no estado, sendo 4 deles causados pelo vírus H1N1 e 13 provocados pelo vírus H3N2. No mesmo período foram notificados 18 óbitos por SRAG no estado, sendo 1 por H3N2.

- O H3N2 não é um vírus novo e com base nessa circulação, a vacina disponibilizada pelo governo federal é a trivalente, que previne a contaminação pelos vírus A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B. Além da imunização, as pessoas precisam se precaver, adotando medidas preventivas como lavar as mãos com frequência e não compartilhar objetos de uso pessoal – reforça Cláudia Mello.

>> Tire suas dúvidas sobre a vacinação:

Qual o período da campanha? - A 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza acontece no período de 23 de abril a 01 de junho de 2018 em todo o território nacional. Devido ao feriado estadual de São Jorge, o estado do Rio inicia a vacinação no dia 24 de abril.

Imunização - A vacina deste ano imuniza contra os três subtipos de vírus da gripe que mais circulam no inverno e frequentemente infectam os humanos: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B.

Público-alvo – De acordo com orientações do Ministério da Saúde, o público-alvo para a campanha deste ano envolve crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), pessoas com 60 anos de idade ou mais, povos indígenas e trabalhadores de saúde. Além de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa e população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, independente da idade. Para este último grupo, a apresentação da prescrição médica, especificando o motivo da indicação é obrigatória e deverá ser apresentada no ato da vacinação. A vacina também será ofertada a todos os professores das escolas públicas e privadas.

Onde se vacinar? - Ao todo, cerca de 1700 postos de saúde, nos 92 municípios do estado, estão disponibilizando a vacina.

Contraindicação - Há contraindicação para pessoas com alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo. Portadores de doenças neurológicas e síndrome Guillain-Barré devem consultar um médico antes de tomar a vacina e seguir suas orientações. Para pessoas que tenham apresentado febre recente, recomenda-se adiar a vacinação até que o estado de saúde melhore.

>> Tire suas dúvidas sobre a gripe:

O que é Influenza? - É uma doença viral febril, aguda, comumente conhecida como gripe, geralmente benigna e autolimitada caracterizada por sintomas como febre, tremores, dores de cabeça, dor de garganta e rouquidão, além de alterações respiratórias, como tosse seca e coriza. A infecção geralmente dura, aproximadamente, uma semana. Existem três tipos de vírus Influenza: A, B e C. O vírus Influenza C causa infecções respiratórias brandas, sem causar impactos na saúde pública ou estar relacionado com epidemias. Já os vírus A e B são responsáveis por epidemias sazonais. O vírus Influenza A é classificado ainda em subtipos H1N1 e H3N2, além do H7N9.

Transmissão - Ocorre pelo contato com pessoas infectadas, ao tossir, espirrar ou falar. Pode ser transmitida ainda indiretamente pelas mãos, após contato com superfícies contaminadas por secreções respiratórias.

Sintomas - Pessoas com gripe podem apresentar febre, tosse ou dor na garganta, além de dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração (cansaço extremo).

Como se prevenir - A vacinação contra a gripe é a forma mais eficaz de evitar a doença, mas pequenas ações no dia a dia também podem ajudar, como manter as mãos sempre limpas, principalmente antes de consumir algum alimento; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; higienizar as mãos após tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados; evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe.



COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA