segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Varre-Sai ganha Escritório Regional da Fiperj


 

Varre-Sai conta agora com um Escritório Regional da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), no município. O prefeito de Varre-Sai, Silvestre José Gorini, juntamente com o vice-prefeito João Batista de Souza Freitas, secretário municipal de Agricultura, José Maria de Freitas Pellegrini, o vice-presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), deputado estadual Jair Bittencourt, o secretário de Estado de Agricultura, Pesca e Abastecimento do RJ, Marcelo Queiroz, o presidente da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), Ricardo Ganem, estiveram no Mercado do Produtor, inaugurando o local. Também participou da cerimônia o presidente da Pesagro, Paulo Renato Marques, presidente da Câmara Municipal, Cláudio Paulanti, o prefeito de Itaperuna, Alfredo Paulo Marques Rodrigues, vereadores e secretários municipais.

O escritório, equipado com mobiliário completo e computador, é formado por quadro técnico composto por extensionista e funcionário de apoio para prestar assistência técnica aos produtores aquícolas (piscicultores) de Varre-Sai, Natividade e Porciúncula. Também será disponibilizado um veículo, para facilitar o deslocamento e a assistência aos aquicultores

O objetivo é impulsionar o setor da atividade aquícola da região, fortalecendo a economia local.

O presidente da Fiperj, Ricardo Ganem, explicou que o município foi escolhido por sua importância regional que agrega valor a atributos naturais que propiciam a aquicultura e em especial, a piscicultura.

“Varre-Sai tem algumas particularidades climáticas, sendo prognosticadas ações para implantação de uma unidade de truticultura, pelas condições da água como viabilidade, disponibilidade e temperatura. É o único município do Norte/Noroeste Fluminense com água com temperatura desejada para a truta, sendo especial para o fomento da cadeia produtiva da aquicultura continental. O município sempre se mostrou parceiro do Estado, através da SEAPA(via Fiperj), por isso , foi elencado como prioridade ”, disse Ganem.

O secretário de Estado de Agricultura, Pesca e Abastecimento do RJ, Marcelo Queiroz, falou da importância do escritório para o município.

“É um momento histórico para a cidade de Varre-Sai. Queria agradecer ao prefeito Dr. Silvestre, vice-presidente da Alerj, deputado Jair Bittencourt e Ricardo Ganem, presidente da Fiperj, essa entidade tão importante. A gente precisa desenvolver o Agro no Estado do Rio de Janeiro. A vinda da Fiperj nesse local tão simbólico que é Varre-Sai, conhecido pelo café e agora, e com certeza, será conhecido pela pesca”, lembrou Queiroz.

Já o vice-presidente da Alerj, deputado Jair Bittencourt, ressaltou a interiorização do trabalho da Secretaria de Agricultura.

“Hoje é uma alegria muito grande estar em Varre-Sai, com o secretário de Estado de Agricultura, presidente da Fiperj e da Pesagro, trazendo um escritório regional da Fiperj para atender a piscicultura de uma microrregião que é formada por Natividade, Porciúncula e Varre-Sai. A interiorização do trabalho da Secretaria de Agricultura é muito justa, trazendo essa inauguração com início imediato dos trabalhos. Parabenizo o Dr Silvestre que é um prefeito parceiro! Tem muita coisa boa para Varre-Sai como obras nas estradas, colocação de bica corrida e temos grandes projetos para o café, milho. Agradeço ao governador Cláudio Castro por todo apoio ao nosso trabalho como deputado aqui no Noroeste”, afirmou Jair Bittencourt.

O secretário municipal de Fomento Agropecuário de Varre-Sai, José Maria de Freitas Pellegrini, ressaltou que o escritório viabilizará uma melhor assistência aos produtores.

“A inauguração do escritório da Fiperj em Varre-Sai vai nos ajudar a oferecer uma melhor assistência aos produtores de peixe. Muitos procuram a Secretaria e não sabem como criar tilápia e como iniciar o processo. Significará uma renda a mais para as famílias, ajudando na economia do município, lembrou o secretário José Maria Pellegrini.

O prefeito Silvestre Gorini destacou o incentivo para a agricultura.

“O escritório da Fiperj em Varre-Sai significa muito para nós que pretendemos aprimorar nossa agricultura, tornando-a mais rentável, com benefício para o município e nossos produtores”, concluiu.

Acordo de Cooperação Técnica com a Pesagro

Durante o evento, aconteceu a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a Pesagro e Prefeitura de Varre-Sai, visando oferecer suporte técnico-científico aos produtores do município, em busca de melhorar o rendimento na produção agrícola.

“É uma satisfação muito grande estar aqui, celebrando esse Acordo de Cooperação Técnica com Varre-Sai. Vamos dar suporte técnico aos produtores de tal maneira que a gente possa fomentar o desenvolvimento sustentável do Agro, através do Programa Rio Milho. Com isso, vamos dar suporte aos produtores, melhorando seus rendimentos, escolhendo os melhores cultiváveis, ajudando no controle da terra, fazendo análise do solo, trazendo todo o conhecimento, buscando melhorar o rendimento da produção”, finalizou o presidente da Pesagro, Paulo Renato Marques.

 

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA