quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Presidente Bolsonaro pede ao Congresso poder para zerar imposto do diesel

Súplica foi feita pelo chefe do Executivo nesta quarta-feira (2) e endereçada aos parlamentares da Câmara e do Senado



Em meio às tratativas para tentar baixar o preço dos combustíveis, o presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu, nesta quarta-feira (2), que o Congresso Nacional o autorize a zerar, de forma emergencial, o imposto do diesel.

"Peço ajuda aos parlamentares. Ninguém vai fazer nenhuma barbaridade, mas eu quero que me deem poderes emergencialmente para zerar o imposto do diesel para enfrentar esses desafios", disse.

"É buscar alternativa para o preço dos combustíveis. Em parte, o preço alto [da gasolina e do diesel] é pela roubalheira, pela péssima administração do passado", acrescentou.

O Palácio do Planalto tem trabalhado na construção de uma PEC (proposta de emenda à Constituição) dos combustíveis. A matéria pode incluir a possibilidade de redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) cobrado pelos estados. As equipes ainda aparam as arestas da proposta. Um dos temas discutidos é quais serão os gatilhos acionados para a redução dos impostos.

A ideia, inicialmente, é que o texto seja apresentado por Alexandre Silveira (PSD-MG), escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro como líder do governo no Senado, na primeira quinzena de fevereiro.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA