sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

E.M Professor Paulo Sergio do Canto Cyrillo é inaugurada em BJI






A Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana, através da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, entregou na quarta-feira (23) a Escola Municipal Professor Paulo Sergio do Canto Cyrillo à comunidade da Nova Bom Jesus, em Santa Isabel (9º Distrito).
A solenidade foi marcada pela emoção, já que o homenageado era pessoa querida no município, tendo sido prefeito, e é pai do atual chefe do Executivo, Paulo Sérgio Travassos do Carmo Cyrillo. A escola foi planejada numa parceria com o Centro Espírita Bom Jesus, que doou o prédio onde ela funciona já a partir de hoje (24/02).
A unidade escolar, considerada um futuro modelo para o município, tem cinco salas de aula (alunos do 1º ao 5º ano), uma sala de informática, uma para a direção e o setor pedagógico e uma sala multifuncional. Além disto, o prédio conta com cozinha, banheiros para alunos e funcionários, refeitório integrado ao pátio (totalmente arejado) e área livre com bancos e gramado.



Patrono – A presidente do Instituto de Letras e Artes, Nísia Campos, foi convidada para ler a biografia do homenageado. Paulo Sergio do Canto Cyrillo nasceu em 4 de maio de 1947 em Bom Jesus. Estudou na Escola Zélia Gisner e aos 15 anos de idade, com o Ensino Médio concluído, já lecionava para cobrir as despesas de passagens para Itaperuna, onde se formou em Matemática na FAFITA, em 1971.
Seis anos depois obteve a segunda graduação, desta em Engenharia Civil na UFES. Passou no concurso para a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro lecionou muitos anos no Colégio Padre Mello e no Instituto de Educação. Também foi aprovado e assumiu o cargo de auditor fiscal do Estado do Espírito Santo.
Como sempre foi preocupado com a qualidade da educação foi um dos incentivadores da criação da Fundação Idelfonso Bastos Borges, depois Colégio Técnico Agrícola e atualmente Instituto Federal Fluminense (IFF). Foi secretário de Obras de Bom Jesus e iniciou a vida política em 1992, como candidato a prefeito. Na legislatura 2005/2008 a assumiu a chefia do Executivo, pois era vice do então prefeito Carlos Borges Garcia.
O professor Paulo Sergio era incansável e faleceu em 11 de novembro de 2020 em plena campanha eleitoral no momento em que estava expondo suas ideias à comunidade do município ao qual se dedicou desde muito jovem. Após as falas de autoridades, o prefeito Paulo Sergio, emocionado, lembrou as lições que aprendeu com seu pai: “Sinto que ele está a meu lado me guiando e inspirando. Hoje meu pai está feliz, pois esta é uma vitória da Educação”.



O prefeito agradeceu a cada um que participou da transformação do prédio em escola municipal e destacou que é a união da comunidade vai tornar Bom Jesus uma cidade cada vez melhor. “Aqui serão formados bons cidadãos. A escola sozinha não faz milagres, mas profissionais dedicados e bem preparados como vocês vão oferecer uma educação de qualidade”, finalizou.


Após a fala do prefeito, ele recebeu uma homenagem dos funcionários da Secretaria de Educação. Em seguida o pastor Júnior, da Igreja Batista de Carabuçu, convidou a todos para uma oração e pediu bênçãos para a nova escola e os funcionários.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA