segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Venha conhecer o Centro da Doença de Alzheimer e Parkinson no município de Itaperuna

 


A Prefeitura de Itaperuna, RJ, através da Secretaria Municipal de Saúde por intermédio do CDA/CDP – Centro da Doença de Alzheimer e Parkinson – atende a pacientes e familiares, com uma equipe interdisciplinar, composta por profissionais qualificados e dedicados.

O CDA/CDP está localizado na Rua 10 de Maio, número 893, anexo ao Posto de Saúde Dr. Raul Travassos. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. A equipe interdisciplinar é coordenada pelo médico geriatra Dr. Edmilson M. de Moraes.

Um dos lemas da equipe do CDA/CDP é “quanto mais cedo se inicia o tratamento, maior é a expectativa de vida”. Dentre os objetivos do programa, melhorar a qualidade de vida dos pacientes, bem como de seus respectivos familiares.

São muitas as atividades desenvolvidas pela equipe, como por exemplo, a estimulação cognitiva dos pacientes; atividades envolvendo jogos terapêuticos, visando trabalhar o raciocínio lógico; além de exercícios que estimulem a criatividade, atenção e desafios da memória. As atividades são elaboradas para atender o perfil cognitivo de cada pessoa.


No site do Ministério da Saúde é possível conhecer alguns sintomas destas doenças.

SINTOMAS - ALZHEIMER: falta de memória para acontecimentos recentes; repetição da mesma pergunta várias vezes; dificuldade para acompanhar conversações ou pensamentos complexos; incapacidade de elaborar estratégias para resolver problemas; dificuldade para dirigir automóvel e encontrar caminhos conhecidos; dificuldade para encontrar palavras que exprimam ideias ou sentimentos pessoais; irritabilidade, desconfiança injustificada, agressividade, passividade, interpretações erradas de estímulos visuais ou auditivos, tendência ao isolamento.

SINTOMAS - PARKINSON: a história de quem é acometido pela doença de Parkinson consiste num aumento gradual dos tremores, maior lentidão de movimentos, caminhar arrastando os pés, postura inclinada para frente. O tremor afeta os dedos ou as mãos, mas pode também afetar o queixo, a cabeça ou os pés. Pode ocorrer num lado do corpo ou nos dois, e pode ser mais intenso num lado que no outro. O tremor ocorre quando nenhum movimento está sendo executado, e por isso é chamado de tremor de repouso

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA