quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Deputada Célia Jordão quer atendimento especial para idosos no Detran-RJ

 


A deputada estadual Célia Jordão (Patriota) apresentou indicação ao Governador do Estado, Cláudio Castro, solicitando um estudo de viabilidade para que maiores de 60 anos possam ter prioridade na marcação para solicitação dos documentos de identificação civil no Detran-RJ, seja através de um canal telefônico específico ou nos postos de atendimento presencial.

¨Precisamos garantir atendimento digno aos idosos. Muitos têm relatado dificuldades de agendamento no Detran, principalmente, por conta da pandemia, quando o órgão restringiu seus horários. Para os que não têm condições de arcar com o exame de vista, nos casos de renovação da carteira de habilitação, por exemplo, a dificuldade é ainda maior, pois são poucos os postos que oferecem a gratuidade¨, ressaltou a deputada.

Embora o Detran-RJ assegure a gratuidade das taxas estaduais para pessoas maiores de 60 anos renovarem a CNH, conforme prevê a Lei 4085, a regra não vale para exames médicos, que são realizados por clínicas particulares. Neste caso, os exames realizados gratuitamente são apenas uma concessão do órgão e as clínicas conveniadas concedem apenas 10% de suas vagas.

¨Oferecer um canal de agendamento especial por telefone, ou presencial, vai permitir que os idosos tenham, pelo menos, a garantia de que conseguirão ser atendidos mais próximos de suas casas, o que, para muitos, é um alento, haja vista a dificuldade de locomoção ou falta de uma companhia para realizar suas atividades cotidianas¨, afirmou Célia Jordão.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA