segunda-feira, 26 de novembro de 2018

INSS concede mais de 86 mil benefícios de forma automática

Serviço foi criado em setembro de 2017 e vem sendo ampliado. Segurado deve ligar para o telefone 135 ou acessar página do INSS na internet

 

INSS amplia serviços de forma automática


A7 Press/Folhapress

Mais de 86 mil benefícios foram concedidos de forma automática desde o lançamento do formato de análise dos requerimentos de benefícios pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Na concessão automática, o segurado liga no telefone 135 ou acessa a internet e faz o requerimento do benefício, sem a necessidade de ir a uma agência do Instituto para formalizar o pedido. 
Constatado que todas as informações nas bases cadastrais do INSS estão corretas, o benefício é concedidos de forma automática.
A primeira espécie de benefício a ser concedida de forma automática foi a Aposentadoria por Idade. Somente de setembro de 2017 – quando a modalidade foi lançada – até agora, 48,7 mil  benefícios foram concedidos.

Publicidade

A partir de fevereiro de 2018 o salário maternidade também entrou para a modalidade de concessão automática. De lá para cá 35,2 mil requerimentos dessa espécie foram liberados a distância.
Nesses dois benefícios, a concessão automática dispensa agendamento. Significa que o segurado só irá agência se for chamado para apresentar algum documento complementar.
Já a Aposentadoria por Tempo de Contribuição, por estar na fase inicial, se mantém em um tipo de regime híbrido entre automático e presencial. Significa que, se o requerimento não puder ser concedido de forma automática, o segurado é informado, na hora, de que deverá fazer um agendamento para ir a uma agência do INSS entregar os documentos complementares. Do lançamento, até agora, 2,3 mil Aposentadorias por Tempo de Contribuição, foram feitas no modo automático.
A concessão automática de benefícios é uma entre diversas ações que o INSS vem adotando para garantir melhor atendimento aos segurados. Paralelamente às concessões automáticas, o INSS vem realizando ACT (Acordos e Cooperações Técnicas) com entidades representativas de trabalhadores para recepcionar os requerimentos em suas sedes, sem que o interessado precise comparecer às unidades de atendimento do INSS. Também foram criadas as Centrais de Análise de Processos, que atuam na análise para concessão de benefícios.

R7


COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA