segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Com 36 mil casos de chikungunya este ano, Rio lança campanha contra Aedes aegypti


Campanha publicitária será lançada em rádios, TVs e veículos online
Foto: Reprodução - SES/RJ

Com a proximidade do verão — estação do ano que, por reunir calor e chuva, é considerada o período epidêmico para as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti — a Secretaria estadual de Saúde do Rio de Janeiro lançou, no último domingo, a nova campanha contra o mosquito, que conta novamente com o herói mirim Dezinho. O objetivo é mobilizar toda a população sobre a importância de intensificar as ações de prevenção contra o transmissor da dengue, da zika e da chikungunya. O secretário estadual de Saúde, Sérgio Gama, justifica a escolha por um personagem infantil:
— As crianças são grandes multiplicadoras, por isso, o Dezinho é um grande aliado no combate ao Aedes. Meninos e meninas aprendem com ele e levam a mensagem do quanto é importante acabar com a água parada dentro de casa, já que 80% dos focos do mosquito são detectados em imóveis residenciais – explicou o secretário.

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Em 2018, no período de janeiro a 13 de novembro, a Secretaria estadual registrou 36.102 casos de chikungunya, com 16 óbitos. A dengue teve 13.886 notificações e dois óbitos. Já a zika, no mesmo período, apresentou 2.223 casos, sem registro de morte. Segundo especialistas, é necessário intensificar agora as ações de eliminação do foco do mosquito para evitar surtos e epidemias das três doenças no verão.
A campanha foi lançada em rádios, TVs e veículos online. O nome escolhido para o personagem faz referência a uma das premissas do combate ao Aedes aegypti. De acordo com a Scretaria, dez minutos por semana é tempo suficiente para que uma pessoa olhe todos os possíveis focos do mosquito nas residências. A vistoria deve acontecer em caixas d’água, tonéis, vasos de plantas, calhas, garrafas, lixo e bandejas de ar-condicionado. Assim, é possível evitar a proliferação do mosquito.
O verão, estação mais quente do ano, começa em 21 de dezembro. No site da campanha, as pessoas têm acesso a materiais para imprimir, como, por exemplo, panfletos, jogos, adesivos, quadrinhos com as aventuras do Dezinho, GIFs animados e vídeos, sempre com dicas de como combater o mosquito no dia a dia. Um boneco de espuma representando o personagem também vai percorrer os municípios do Estado do Rio de Janeiro nas ações de prevenção à dengue, zika e chikungunya.
Campanha nacional já foi lançada
O Ministério da Saúde lançou, na última na terça-feira, uma campanha nacional de combate ao Aedes aegypti, com o slogan "O perigo é para todos. O combate também. Faça sua parte. Com ações simples podemos combater o mosquito". A campanha ressalta a união de todos, governo e população, e a vigilância constante como as melhores formas de derrotar o mosquito. O coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, Divino Martins, explica a interação:
— Os agentes de endemias estão nas ruas vistoriando todos os espaços em todo o país. Contudo, a população pode se empoderar dessas técnicas e se antecipar à visita. Durante os meses que antecedem o verão e ao longo de 2019, o Ministério da Saúde vai ensinar, por meio de vídeos tutoriais nas redes sociais, entre outros meios, como são essas técnicas. Além dos 60 mil agentes de endemia, a pasta quer contar com os mais de 200 milhões de brasileiros para serem multiplicadores dessas ações — destaca.

A campanha ressalta a união de todos, governo e população
 Foto: Divulgação

Dados nacionais apontam redução nas três doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, entre janeiro a outubro de 2018, em comparação com o mesmo período de 2017. Porém, alguns estados apresentam aumento expressivo de casos de dengue, zika ou chikungunya, como foi o caso do Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Norte.


Extra

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