sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Cubanos do programa Mais Médicos começam a deixar postos de cidades do interior do Rio

Vinte e três municípios das regiões Norte, Noroeste, dos Lagos e Serrana possuem vagas que estão ou estavam ocupadas por profissionais de Cuba

 
A cidade do Norte Fluminense recebeu os primeiros profissionais em 2013
Agência Brasil
Vinte e três municípios das regiões Norte, Noroeste, dos Lagos e Serrana do Rio possuem vagas que estão ou estavam ocupadas por médicos cubanos do programa Mais Médicos, de acordo com dados do Ministério da Saúde.
Em algumas cidades, os profissionais continuam atuando na área. Já em outras, as atividades já foram encerradas nos últimos dias.
O governo de Cuba informou no dia 14 que decidiu sair do programa que existe desde 2013, após discordâncias com o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL).
Segundo o levantamento feito pelo G1 com as Prefeituras, os médicos seguem atuando em Carapebus, Nova Friburgo, Quissamã, Silva Jardim, São Pedro da Aldeia e Trajano de Moraes.
Os profissionais já deixaram as funções nas cidades de Aperibé, Araruama, Campos dos Goytacazes, Itaocara, Miracema, Petrópolis, São Fidélis, São João da Barra, Teresópolis e Varre-Sai.
O G1 ainda aguarda as informações de Cambuci, Conceição de Macabu, Maricá, Rio das Ostras, Santo Antônio de Pádua, São José do Vale do Rio Preto e São Sebastião do Alto.
O município do interior com o maior número de profissionais é Nova Friburgo, com 11 médicos cubanos. De acordo com a Prefeitura, a atuação dos cubanos ocorre nos postos de saúde do Cordoeira, São Geraldo e unidades de Estratégias de Saúde da Família (ESF).
A Secretaria de Saúde de Nova Friburgo divulgou que lamenta a saída dos profissionais, pois considera positiva a participação deles, uma vez que apresentam um bom desempenho de suas funções.
Em Campos, maior cidade do interior, seis médicos do programa atuavam na cidade. Os profissionais trabalhavam nas unidades básicas das localidades Ponta da Lama, Dores de Macabu, Parque Rodoviário, Poço Gordo, Lagoa de Cima e Morangaba.

Publicidade

A cidade do Norte Fluminense recebeu os primeiros profissionais em 2013 e os que estão atualmente no município vieram a partir de 2016.
Na pequena Itaocara, cidade do Noroeste Fluminense com pouco mais de 22 mil habitantes, os três profissionais de Cuba que trabalhavam no município encerraram suas atividades na quinta-feira (22).
O prefeito da Itaocara, Manoel Faria (MDB), elogiou o trabalho dos médicos e disse que o município vai aguardar a contratação de novos profissionais pelo Ministério da Saúde, pois a Prefeitura não tem profissionais para suprir as vagas deixadas pelos cubanos.

Veja onde os médicos ainda atuam
Ainda atuando
Cidades
Número de médicos
Carapebus
1
Nova Friburgo
11
Quissamã
1
Silva Jardim
1
São Pedro da Aldeia
3
Trajano de Moraes
4

Municípios onde já pararam
Pararam de atuar
Cidade
Número de médicos
Aperibé
1
Araruama
4
Campos dos Goytacazes
6
Itaocara
3
Miracema
2
Petrópolis
1
São Fidélis
1
São João da Barra
2
Teresópolis
4
Varre-Sai
1



Prefeituras c/ G1

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA