quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Wilson Witzel anuncia mais cinco secretários para seu governo


Witzel anuncia mais sete secretários para seu governo
Foto: Brenno Carvalho /Agência O Globo

O governador eleito Wilson Witzel anunciou na terça-feira mais sete nomes que vão integrar seu alto escalão. Entre os escolhidos, estão os futuros secretários da Polícia Civil e da Polícia Militar. As duas pastas vão absorver as funções da Secretaria de Segurança Pública que será extinta. Na Polícia Civil, o escolhido foi o delegado Marcus Vinicius Braga, atual diretor do Departamento Geral de Polícia Especializada. Já o secretário que vai comandar a PM será o coronel Rogério Figueiredo de Lacerda, atual coordenador das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPS).
Witzel decidiu manter no cargo um nome da equipe do governador Luiz Fernando Pezão. O coronel do Corpo de Bombeiros Roberto Robadey permanecerá à frente da Secretaria de Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.

Publicidade

Com os nomes anunciados, o alto escalão de Witzel, incluindo secretários, já chega oficialmente a onze nomes, dos quais sete são secretários. Um detalhe chama a atenção: são todos homens. Witzel também anunciou que a mulher Helena Witzel ocupará o Rio Solidário, entidade de assistência social do estado. No entanto, trata-se de uma espécie de cargo honorífico não remunerado. Atualmente, Pezão conta com 18 secretários. Toda equipe também é masculina.
Na campanha, Witzel prometera que metade de seu secretariado seria formado por mulheres. Logo após o fim do segundo turno, o vice-governador Cláudio Castro anunciara que a ideia era ter na estrutura de 11 a 12 secretarias. Na semana passada, Witzel, no entanto, disse que esse número ainda pode ser revisto. Procurada, a assessoria do governador eleito ainda não se manifestou.
O governador eleito também confirmou que o empresário José Luiz Cardoso Zamith, que atualmente chefia a a transição, será o futuro secretário de Governança, assumindo funções que hoje são da Casa Civil.
O advogado Lucas Tristão será o secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e Renda. Também foram anunciados os nomes dos futuros controlador geral do estado (Bernardo Cunha Barbosa) e do procurador-geral do estado (Marcelo Lopes da Silva).
No novo desenho do governo, algumas ações também mudarão de pastas. A Operação lei Seca e o projeto Rio Presente que hoje estão sob a atribuição da Secretaria de Governo passarão para a gestão da Secretaria da Polícia Militar. Já a operação Barreira Fiscal que hoje também está a cargo da Secretaria de Governo será atribuição da Secretaria de Fazenda cujo titular ainda não está escolhido.
Witzel já anunciara os titulares de outras pastas: Otávio Leite (Turismo), Governo (Gutemberg de Paula), Rio Previdência (Sérgio Aureliano) e Procon (Cássio Coelho).
Confira mais sobre os secretários:
Governança, José Luis Cardoso Zamith - Consultor de empresas, 46 anos. Mestre em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), mestre em gestão pelo Trium Global EMBA - curso oferecido pela New York University, HEC e London School of Economics. É capitão de corveta e fuzileiro naval da reserva. Atualmente coordena a equipe de transição de Witzel.
Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e Renda, Lucas Tristão - Advogado tributarista, 31 anos. É especialista em recuperação de empresas e administração de passivos fiscais. Formado em Direito pela Universidade de Vila Velha (ES), onde foi aluno do de Wilson Witzel.
Polícia Civil, Marcus Vinícius Braga - Delegado, 47 anos. Atualmente dirige o Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE). Ingressou na Polícia Civil como inspetor em 2002 e é delegado desde 2003. Tem passagens por delegacias distritais e especializadas, como a Coordenadoria de Operações Especiais (Core) e as delegacias de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC), de Combate às Drogas e de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA).
Polí­cia Militar, Rogério Figueiredo de Lacerda - Coronel da PM, 48 anos. Atualmente coordena as Unidades de Polí­cia Pacificadoras (UPPs). Tem especialização em Comunicação Social, Educação Fí­sica; e MBA em Gestão de Segurança Pública.
Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, Roberto Robadey Jr - Coronel da PM, 49 anos. Bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), tem pós-graduação em Defesa Civil e especialização em Combate a Incêndio Florestal. Ajudou a implantar e coordenar defesas civis municipais em cidades como Cordeiro, Cantagalo e Macuco. Ocupa os mesmos cargos atualmente no governo de Luiz Fernando Pezão.
Controladoria Geral do Estado, Bernardo Cunha Barbosa - Delegado da Polícia Federal, 45 anos. Atuou em investigações de desvios de recursos públicos no Rio, Espí­rito Santo, Bahia e Minas Gerais. Formado em Ciências Navais, pela Escola Naval, e em Direito, pela Uerj. Especialista em Criminologia pelo Instituto Superior do Ministério Público e professor da Escola Nacional de Delegados da Polícia Federal.
Procuradoria-Geral do Estado, Marcelo Lopes da Silva - Procurador do Estado do Rio de Janeiro desde 1998, 50 anos. Já foi promotor de Justiça.


Extra

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA