Em novembro, Petrobras cortou preço da gasolina em quase 20%, mas o valor médio nos postos calculado pela ANP recuou cerca de 3%
Bomba de
gasolina em posto da zona sul de São Paulo
Foto:
Marcelo Brandt/G1
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A Agência Nacional do Petróleo, Gás
Natural e Biocombustíveis (ANP) pediu na terça-feira (27) que as principais
distribuidoras de combustíveis esclareçam por que a redução do preço da
gasolina nas refinarias não tem chegado para o consumidor final. As empresas
terão um prazo de 15 dias para atender ao pedido.
O preço
médio da gasolina praticado pela Petrobras nas refinarias acumula queda de quase 20% em novembro, enquanto nos postos a
redução medida pela ANP foi de cerca de 3%.
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"O pedido atende à atribuição legal
da Agência de zelar pela proteção do consumidor quanto a preços, qualidade e
oferta de produtos", disse a ANP em nota.
"A Agência tem adotado várias
medidas para dar maior transparência à formação de preços e solicitado
informações dos agentes periodicamente. Dessa forma, foi observada a redução significativa
de preços da gasolina A pela Petrobras, sem que essa decisão tenha chegado ao
consumidor final."
Margem
de lucro dos postos
A Petrobras reajusta quase
diariamente o preço da gasolina nas refinarias, como parte de sua política de
preços que tem o objetivo de acompanhar as cotações internacionais. O repasse
ou não para o consumidor final depende dos postos de combustíveis.
Números da Petrobras sugerem que os postos vêm aumentando sua
margem de lucro. Atualmente, 16% do preço final corresponde aos custos e lucro
dos distribuidores e postos de gasolina. Em maio, essa fatia era de 12%, e no
final de outubro era de 14%.
G1
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