quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Hemorio alerta para baixos estoques de sangue

O Hemocentro funciona todos os dias da semana, das 7h às 18h


Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar bem de saúde
 e portar um documento de identidade oficial com fot

Tânia Rêgo/Agência Brasil



O Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde (SES), alerta para a atual situação, crítica, dos estoques de sangue. A frequência no salão de doadores foi baixa no fim de semana prolongado do Dia de Finados e a preocupação aumenta com a proximidade dos feriados da Proclamação da República, no dia 15 e do Dia de Zumbi, no dia 20. Para manter os estoques em níveis confortáveis, são necessárias 250 bolsas por dia, de todos os tipos sanguíneos. Nos últimos dias, a média tem ficado abaixo de 200 bolsas diárias.

Hemocentro coordenador do estado do Rio de Janeiro, o Hemorio abastece as principais emergências, maternidades e unidades de saúde da capital, além de enviar sangue, quando necessário, para hospitais em todo o estado.


Publicidade


Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável.  A autorização pode ser obtida no site do Hemorio.


Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, inclusive sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no Centro do Rio.


O Disque Sangue (0800 282 0708) está disponível para tirar dúvidas e informar o endereço das outras 26 unidades de coleta de sangue no estado do Rio. O atendimento pelo telefone funciona de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 7h às 17h.



COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA