segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Secretaria de Estado de Agricultura realiza Curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos

 

Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, por meio da Coordenadoria de Controle e Qualidade de Produtos – SIE/RJ, em parceria com o Departamento de Tecnologia de Alimentos da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF), disponibilizou na última semana, o Curso de Capacitação em Higiene e Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, para as Agroindústrias do setor cárneo (frigoríficos, fábricas de conservas e entrepostos de carnes e derivados) registradas no Serviço de Inspeção Estadual.

O curso on-line tem como objetivo capacitar estudantes e profissionais interessados ao exercício e aplicação das boas práticas e normas de higiene na produção de alimentos próprios para o consumo. Além disso, o curso proporciona a abertura de novos horizontes profissionais, desenvolvendo perícia sobre o manuseio correto e o cuidado com a segurança alimentar, uma vez que, isso se refere a uma exigência legal e ética.

- Além da busca da melhoria em todo o processo, o projeto ajuda na troca de conhecimentos e experiências com os profissionais da área e produtores rurais - destaca o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz.

Segundo o coordenador Estadual de Controle de Qualidade de Produtos Agropecuários da Secretaria de Agricultura, André Sampaio, as ações educativas como esta, ajudam a promover a qualificação técnica dos profissionais que atuam diretamente na fabricação dos alimentos e são fundamentais para garantir a identidade, a qualidade e a segurança higiênico-sanitária dos produtos destinados aos consumidores.

- Estamos preparando para o próximo ano a ampliação deste projeto, oferecendo a oportunidade de cursos para outros segmentos de agroindústrias como o setor lácteo, ovos, pescado e mel – complementa o coordenador.

Sobre o curso

Ministrado pelos professores Alfredo Fernandez, Eliane Mársico e Cláudia Teixeira da UFF, o curso tem a finalidade de atualizar os colaboradores que atuam no setor de fabricação das agroindústrias sobre temas assuntos como: Contaminantes alimentares, Higiene e Manipulação de Alimentos e Doenças Veiculadas por Alimentos.



- O curso é gratuito e transmitido diretamente para as indústrias sem necessidade de deslocamento dos seus funcionários tornando-se uma ferramenta importante para valorização desses profissionais e destacando a necessidade de se manter a qualidade dos alimentos das indústrias fluminenses preservando a saúde da população - afirma o professor e idealizador do curso, Alfredo Fernandez.

Capacitação

A capacitação é gratuita e contou com a participação efetiva de mais de 120 profissionais de 30 agroindústrias do estado do Rio de Janeiro. Para outras informações envie e-mail para: edusanitaria.sierj@agricultura.rj.gov.br



COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA