sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Fundo Soberano: Empresários da Região dos Lagos apontam investimentos para incentivar o turismo

Em reunião com presidente da Alerj foram destacados projetos viários para desafogar o trânsito na região

Foto: Rafael Wallace


A melhoria da estrutura logística com investimentos em estradas e no aeroporto internacional é o caminho para incentivar o Turismo e diversificar a base produtiva da economia da Região dos Lagos. Os projetos foram apresentados por empresários, representantes de entidades de classe e autoridades durante reunião com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado André Ceciliano (PT), na quinta-feira (09/12), no Hotel Sesc, em Cabo Frio.

A integrante da Associação dos Amigos do Peró, a microempresária hoteleira Martha Rocha, destacou a construção da Estrada do Nelore, via que liga as cidades de Cabo Frio, Arraial do Cabo e Armação de Búzios, considerada fundamental para o desenvolvimento da economia do turismo e a atração de negócios.

"A Estrada do Nelore só tem 2,5 km e seria de grande valia para a mobilidade de toda região", afirmou a empresária.

Desafogar o trânsito é uma das maneiras de atrair visitantes. Nesse sentido, outra prioridade é a conclusão da RJ-140, que liga Silva Jardim a São Pedro da Aldeia, tirando o excesso de carros em Iguaba Grande.

"A nossa região tem um potencial imenso. Temos tudo, beleza natural incrível e uma boa logística, mas precisamos de melhorias. Essa ligação da RJ-140 é fundamental para aumentar nosso fluxo de turistas", declarou o representante da Firjan do Leste Fluminense, Ricardo Guadagnin.

Ainda no setor de Turismo, duas medidas que dariam mais dinamismo à atividade principal da região são a construção de um centro de convenções e o fortalecimento da segurança pública nos municípios.

"Cabo Frio e Araruama têm altíssimos índices de mortes letais violentas. É fundamental o combate à violência com tecnologia de ponta, com a utilização de totens, softwares de qualidade, banco de imagens e câmeras”, sugeriu o cientista político da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Paulo Bahia.

Ceciliano ouviu os pedidos e informou que está em contato com o governador Cláudio Castro na busca de soluções para as demandas. Ele lembrou que é preciso também planejar a região a longo prazo.

"O governador já nos adiantou, que enviará à região equipes para sanar esses principais gargalos levantados na reunião. No caso do Centro de Convenções, há um terreno em frente à InterTV, aqui em Cabo Frio, que pode ser viável. Além desses problemas locais, também temos que olhar para daqui a 20, 30 anos, planejar projetos estruturais e melhorias econômicas. Estamos em uma janela de oportunidades, sendo necessário discutir o Rio além do petróleo", declarou Ceciliano.


Texto: Gustavo Natario

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA