domingo, 26 de dezembro de 2021

Secretaria de Turismo e TurisRio lançam o ‘Guia Turismo Rural RJ’: dicas valiosas

 


A Secretaria de Estado de Turismo e a Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio) lançaram as duas primeiras edições do ‘Guia de Turismo Rural RJ’ – neste momento, as regiões contempladas foram o Vale do Café e Costa Doce. O trabalho é feito em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e cultural nas áreas rurais por meio de atividades turísticas.

O secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, acredita que essa é uma grande oportunidade de promover esse segmento, que é muito rico no território fluminense.

- O Rio de Janeiro possui muitos atrativos para quem gosta de turismo rural, e estamos trabalhando para fomentar cada vez mais esse segmento. Queremos colocar o estado em posição de destaque como destino rural, principalmente neste momento de retomada, onde turistas estão em busca do contato com a natureza.

O secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz, ressaltou o trabalho de toda a equipe para a elaboração dos guias.

- O trabalho em conjunto, realizado pelos órgãos estaduais, está com um resultado incrível.

Publicidade

Os guias apresentam cada um dos municípios das regiões, destacando as características específicas do segmento. Além disso, um QR Code com localização do local no mapa, informações sobre agendamento prévio de visitas, selo de Pet Friendly e links de redes sociais e sites estão disponíveis em cada indicação de passeio.

O Guia da Costa Doce (Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra) apresenta, entre outras atrações, alambiques, cachoeiras, fazendas e a tradicional cavalgada dos amigos, uma manifestação cultural em forma de passeio a cavalo. Já o Guia do Vale do Café - Barra do Piraí, Barra Mansa, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira (fotos), Paracambi, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Pinheiral, Piraí, Rio Claro, Rio das Flores, Valença, Vassouras e Volta Redonda - destaca as tradicionais fazendas de café, a gastronomia e as rotas etílicas, com cervejas artesanais, gin, cachaças e outras bebidas.

Além dos dois lançamentos, já foram inventariadas as regiões turísticas de Águas do Noroeste, Costa Verde, Agulhas Negras, Serra Verde Imperial e Caminhos Coloniais, que terão seus guias lançados em breve. As próximas a serem mapeadas são as regiões da Costa do Sol, Baixada Verde e Caminhos da Serra, em janeiro, e Caminhos da Mata e Metropolitana, em fevereiro.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA