terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Voto popular: Bolsonaro é eleito ‘Personalidade do Ano’ pela revista Time

Dos 9 milhões de votos contabilizados na pesquisa, o presidente da República obteve o apoio de 24%



O presidente Jair Bolsonaro foi eleito nesta terça-feira, 7, a “Personalidade do Ano” da revista Time, dos Estados Unidos. Ele foi o único brasileiro na lista e liderou a votação popular praticamente desde o início.

Dos 9 milhões de votos contabilizados na pesquisa, Bolsonaro obteve o apoio de 24% — mais de 2 milhões.

Ele terminou à frente do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump (9%), na segunda colocação. Em terceiro lugar, ficaram os profissionais da saúde da linha de frente no combate à covid-19 (6,3%).

O líder opositor russo Alexei Navalny, perseguido pelo regime de Vladimir Putin, foi o quarto mais votado, com 6%. Os cientistas que participaram do desenvolvimento de vacinas contra a covid-19 ficaram na quinta posição, com pouco mais de 5% dos votos.

No fim de novembro, Bolsonaro já aparecia com grande vantagem na liderança da votação popular da Time, até então com 70% da preferência.

O presidente da República chegou a pedir votos durante sua tradicional live transmitida pelas redes sociais. “Estamos liderando. Já agradeço a quem votou, e quem não votou tem oportunidade de votar”, comentou Bolsonaro.

Segundo a revista norte-americana, a “Personalidade do Ano” é “a pessoa ou pessoas que mais afetaram as notícias e nossas vidas, para o bem ou para o mal”.

Apesar de a votação popular ter um peso no resultado final, a definição da “Personalidade do Ano” da Time passa também pela preferência dos editores da revista. O resultado final será divulgado no dia 13 de dezembro.

A Time publica uma edição especial com a “Personalidade do Ano” desde 1927. Os últimos escolhidos foram Joe Biden e a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, em 2020. Em 2019, a ativista ambiental Greta Thunberg foi eleita.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA