sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Placas contra abandono de animais em estradas são instaladas na RJ – 125


 

Campanha educativa tem objetivo de coibir maus-tratos e incentivar adoção. A Ação começou na Via Lagos, e agora chegou à BR125

Começou a segunda etapa da campanha educativa nas estradas do Rio de Janeiro. Uma campanha da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, responsável pelas políticas públicas de Proteção e Bem Estar Animal (RJPET), que visa coibir maus-tratos a animais nas estradas.

A secretaria instalou 12 placas, nos dois sentidos da pista, na BR – 125 - do início do município de Seropédica até o bairro Mangueira, que pertence a Miguel Pereira.



As placas são uma campanha educativa contra o abandono de animais em estradas.

Com frases como “Abandono de animais é crime”, as placas tem como objetivo coibir que bichos sejam ‘descartados’ às margens das rodovias e também incentivar a adoção.

"Essa é uma ação de cunho educativo para as pessoas entenderem que maus-tratos é crime. E também porque algumas estradas tem registrado um grande número de abandono. Por isso nos mobilizamos, tivemos encontros com as polícias Rodoviária Federal, Civil e Militar para atuarmos com rigor em casos de abandono de animais em estradas. É importante lembrar que quem abandona um animal é criminoso", frisou o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz.

Na primeira fase do projeto as placas foram instaladas na RJ-124 – mais conhecida como Via Lagos.

Dados do IBGE e do Instituto Pet Brasil, de agosto do ano passado, apontaram que o Estado do Rio tinha cerca de 3,4 milhões de animais abandonados. Com a pandemia, estima-se que houve um aumento de cerca de 40% nos casos de abandono.




"É importante ressaltar que a lei de proteção animal está mais rigorosa, com pena de até cinco anos de reclusão", acrescentou Queiroz.

De acordo com o secretário de Agricultura, a intenção é instalar placas educativas em todas as estradas do estado.
 

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA