sábado, 11 de dezembro de 2021

Estado renova frota de motolâncias do Samu com 30 novas unidades

 



O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) vai ganhar um reforço no suporte à vida sobre duas rodas. Nessa sexta-feira, dia 10, o governador Cláudio Castro e o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, entregaram 30 novas unidades de motolâncias ao Samu, em cerimônia realizada no Palácio Guanabara. Os novos veículos são 0km e substituirão a frota antiga. 

Durante o evento, o governador fez uma entrega simbólica da chave de uma das motolâncias para o secretário Alexandre Chieppe, ao lado de socorristas do Samu. Em seu discurso, Castro ressaltou que o Governo do Estado não medirá esforços para melhorar e proteger a vida da população. 

- Sinto orgulho quando o governo sai do trivial e daquilo que todos fazem. Nós sabemos da importância que o trabalho do Samu tem, e faremos tudo que pudermos fazer para melhorar e trazer agilidade para todos os campos do nosso estado. A sensação de proteção que é necessária na Segurança Pública também é fundamental na Saúde – declarou o governador. 

As motolâncias serão distribuídas em pontos estratégicos na cidade do Rio, de modo a diminuir ainda mais o tempo e a resposta de atendimento à população. As equipes que vão pilotar as motolâncias atuarão em duplas, compostas por um enfermeiro e um técnico de enfermagem. Atualmente, o Samu conta com 60 ambulâncias e 30 motolâncias na capital, e tem uma média mensal de 11.450 atendimentos, sendo 10.500 realizados por ambulâncias e 950 por motolâncias. 

- Nós temos uma meta na Secretaria de Saúde que é ter o melhor tempo de resposta do Samu em relação às principais capitais do Brasil. Por isso estamos com um movimento de estruturar primeiro o Samu nos 92 municípios do estado no ano que vem. A entrega das motolâncias é um marco importante que vem ratificar o compromisso do Governo do Estado e da Secretaria de levar mais atendimento móvel de urgência para salvar cada vez mais vidas – disse o secretário de Saúde, Alexandre Chieppe. 

A Base Operacional do Samu, na Lagoa, Zona Sul do Rio, foi estrategicamente definida pelo Governo do Estado para contar com uma dupla de motolâncias e uma Ambulância Avançada, tripulada por um médico. Uma nova cobertura está sendo adquirida para o local, de modo que os veículos não fiquem expostos ao tempo e estejam de acordo com as determinações do Ministério da Saúde. Este aparato será responsável pelo atendimento da região central e Zona Sul, que demandam cerca de 21% do atendimento de toda solicitação de socorro do Samu, ou seja, cerca de 2500 atendimentos por mês, além de apoiar a região da Barra da Tijuca e adjacências. 

Pontos com motolância na capital

Fundão, Penha, Gávea, Rio Imagem, G-Mar Botafogo, G-Mar Barra, Iede JPA, Parada de Lucas, Realengo, Hospital Eduardo Rabello, Campo Grande, Lagoa e UPA Cesarão. 

Mais agilidade para salvar vidas

Além do atendimento, a dupla de motolâncias posicionada na base da Lagoa atua em apoio à equipe do Programa Estadual de Transplantes e vai funcionar, eventualmente, acompanhando os veículos que fazem o transporte de órgãos.

 

 

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA