segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Governo do Estado celebra Dia Internacional da Mulher Rural

 


O Dia Internacional da Mulher Rural é celebrado no dia 15 de outubro e a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Seappa) celebra a ação de mais de 30 mil agricultoras no estado do Rio de Janeiro.


Para o secretário de Estado de Agricultura, Marcelo Queiroz, essa data serve para reconhecer e ressaltar o trabalho e conquistas das mulheres no âmbito do agro.

 - É cada vez mais notório o protagonismo feminino na condução do agronegócio. Atualmente, temos um número bem expressivo na atuação das mulheres neste segmento. Desempenham um papel fundamental para a economia do estado e desenvolvimento agrícola em seus municípios – destacou Queiroz.


Segundo o último Censo Agropecuário do IBGE (2017), existem no Rio de Janeiro mais de 33 mil mulheres atuando no campo. Graças a diversificação e a expansão de algumas áreas nos últimos anos, houve um aumento da presença e mão de obra feminina.

Com a ajuda do Agrofundo, benefício que o governo disponibiliza para os produtores rurais, a produtora Vanessa Ribeiro de Souza do município de São Francisco de Itabapoana, conseguiu alavancar sua produção investindo na aquisição de maquinário para sua agroindústria de beneficiamento da mandioca. A produtora, busca dar continuidade a uma atividade que vem de geração em geração dentro da sua família.

- Vejo a mulher rural como uma representante de um povo, de uma família e de uma geração. Não é um trabalho individualizado, é um trabalho onde ela representa a sua história – conta a agricultora.
 


Roseli Pimenta do município de Miguel Pereira é uma produtora que atua no campo há 30 anos e ao lado do marido José Pimenta cultiva frutas, legumes, verduras, flores e revela a sua satisfação de ser uma mulher que atua na agricultura.


- Ser produtora rural não é fácil, mas agradeço a Deus por ter me dado essa profissão, pois é dela que tiro meu sustento e o de minha família – ressalta Roseli.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA