terça-feira, 5 de outubro de 2021

Saúde da mulher no foco da campanha ‘outubro rosa’ em Trajano de Moraes

 


“Menos bolas nas campanhas, e mais ação em prol da qualidade de vida. É preciso focar na Saúde da Mulher – um programa inserido dentro da atenção primária. Com ações que acontecem durante todo o ano aqui em Trajano, e que são benéficas. Os serviços estão aí para acontecer, e desde que assumi a secretaria municipal de Saúde, a convite do prefeito Rodrigo Viana, trabalho de forma que os benefícios aconteçam realmente e de verdade, oferecendo ao paciente um atendimento efetivo e resolutivo de fato”, comentou o secretário da pasta, Antônio Carlos Azevedo, o Juninho.

Uma reunião acertou na manhã de segunda-feira (4), os últimos detalhes das ações que serão geridas no mês. O foco é orientar as mulheres trajanenses para a prevenção dos cânceres de mama e do colo do útero. E para isso a campanha será intensificada durante os próximos dias, em alusão ao Outubro Rosa. O objetivo é fomentar a detecção precoce dos dois tipos de câncer. Trabalhando desta forma, a gestão pública municipal pretende zerar a fila de atendimentos até o final do ano, intitulada hoje pela secretaria municipal de Saúde, como demanda reprimida.

“Temos um número de exames que precisam ser feitos. Mamografia, por exemplo, são 140. Já o exame de ultrassom transvaginal, soma 130, e 135 de ultrassom de mama. Desde o início do ano, o município atende com várias especialidades. A ginecologista Fernanda Monnerat, por exemplo, atua atendendo várias especialidades. Vamos zerar pela primeira vez no município a fila de atendimentos”, acredita Juninho.

Uma das novidades deste mês será o serviço ofertado através de uma van que a Saúde vai disponibilizar para a realização dos exames. Ela vai transportar as pacientes agendadas até o local. “Serão 30 pacientes por dia, ou seja, na quinta e na sexta. Na saída eles vão receber um kit alimentação para quebrar o jejum após o exame. Outro serviço que dará continuidade é o exame laboratorial inserido dentro do programa Saúde da Mulher”, explicou.



Lembrando que o atendimento especializado na área de ginecologia, realizado pela médica Fernanda Monnerat, deve ser feito através de encaminhamento, ou seja, um atendimento pré criado nas Unidades de Saúde. Quando algum resultado apresenta alteração, os pacientes são encaminhados para os especialistas, ou, para a ginecologista que atende no município.

“Atualmente é doutora Fernanda Monnerat que tem feito as ações de diagnósticos e rastreios dos cânceres, tanto de mama quanto de colo do útero. A ideia é detectar precocemente qualquer tipo de alteração. Sobre a marcação para o atendimento na Van, será feito nesta terça-feira (5), e posteriormente um contato será feito já na quarta, com os pacientes dando a confirmação da realização do exame na quinta. Quero agradecer também a minha equipe na pessoa de Sofia Marinho, Inês Vilela, Renata Paula e Michelle Machado”, concluiu o secretário.

Em relação ao câncer de mama, segundo tipo mais frequente entre mulheres no Brasil, o acesso à informação e à mamografia de qualidade e, ao mesmo tempo, iniciar o tratamento o quanto antes possível são fundamentais para a redução da mortalidade.


Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA