quinta-feira, 11 de abril de 2019

Secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa visitou Varre-Sai


Secretário Ruan Lira com prefeito Silvestre, vice João Said, secretária
 Fátima e secretário Adriano


O secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, Ruan Fernandes Lira e equipe foi recebido na manhã de quarta-feira, dia 10, em Varre-Sai, pelo prefeito Silvestre José Gorini, vice-prefeito João Said e secretária municipal de Educação e Cultura de Varre-Sai, Fátima Pimentel.
A primeira visita oficial de um secretário de Estado de Cultura ao município foi iniciada na Prefeitura Municipal de Varre-Sai e contou ainda com a presença de secretários municipais, do vereador Alex Vioti e do presidente da Lira Santa Cecília, Waldir Fabbri.
Foram abordados assuntos relacionados às atividades culturais realizadas no município, com grande destaque para a Lira Santa Cecília e o Festival do Vinho. Sobre o Festival do Vinho que é o maior evento cultural do município o secretário afirmou que há possibilidade do Governo do Estado apoiar o evento de forma institucional.
“A nossa ideia é sempre dar maior visibilidade para esses eventos mais tradicionais  que acontecem no interior do estado e acho que com uma parceria com o Governo do Estado, esse evento tem tudo para ser um dos grandes expoentes do Noroeste Fluminense, atraindo cada vez mais turistas não só do Estado do Rio, mas a nível nacional e por que não internacional? A gente virar um Festival Internacional do Vinho, esse vinho de jabuticaba tão famoso na região. Através do Selo Sabor e Gastronomia que iremos implementar, partir para um futuro da exportação desse vinho para que a gente possa cada vez mais gerar mais emprego e mais renda para a população. Contem conosco e iremos sim apoiar o Festival do Vinho desse ano”, afirmou.
Logo após, o secretário visitou o Centro Cultural Sebastião Oliveira Vargas, local onde se encontra a Sala Baden Powell, onde foi recebido pela diretora do Departamento de Cultura de Varre-Sai, Tereza Cristina Vieira de Oliveira Coutinho , integrantes da Lira Santa Cecília e pelo padre da Paróquia Nossa Senhora das Graças, Silvano Salvatte Zanon e equipe da Secretaria de Educação e Cultura. Seguindo para a Paróquia São Sebastião, Adega Dario Bendia e Seminário. 
“Queria agradecer a receptividade na figura do Dr Silvestre e seu secretariado que muito bem me recebeu. Viemos aqui aumentar essa parceria, construída de uma forma sólida com o apoio do Governo do Estado à Prefeitura de Varre-Sai, para que a gente possa cada vez mais dar uma consolidação maior, aumentar o fluxo do turismo, não só gastronômico, histórico, religioso, mas de todas as potencialidades locais, para que a gente possa estar gerando mais emprego, mais renda, uma vida digna melhor para o povo de Varre-Sai e da região Noroeste como um todo.  Mesmo Varre-Sai sendo a cidade mais distante do Estado, é a primeira vez que um secretário de Cultura vem a Varre-Sai para mostrar que o Estado está presente nas 92 cidades e mostrar que nós queremos sempre realizar essa integração entre os municípios, criar um sentimento de identidade no Estado para que a gente possa, de uma forma unida, virar esse jogo, tirar o Rio de Janeiro da crise, todos de braços dados e assim, entregar um serviço muito bom para a população e em especial para o setor cultural, o setor econômico criativo. Estou muito feliz em estar aqui hoje e tenho certeza que esta viagem vai ficar impactada, não só pra mim mas também para o Governo como um todo”, destacou Ruan Lira.
            A secretária municipal de Educação e Cultura de Varre-Sai, Fátima Pimentel, falou da importância da aproximação com o Governo do Estado.
            “É fundamental essa aproximação e a parceria que o secretário se propôs com os municípios, uma vez que havia um distanciamento destes com o Estado, principalmente Varre-Sai que é o município mais distante da capital, ficando sempre isolado. Achei ótima a iniciativa para que ele possa conhecer a realidade e as potencialidades culturais de nosso município. Unidos seremos mais fortes e tomaremos decisões mais acertadas”, pontuou a secretária Fátima.
            O prefeito de Varre-Sai, Silvestre José Gorini, falou da visita do secretário.
            “A vindo do governo estadual até aqui, através da Secretaria de Cultura, propondo a participação da Secretaria nos nossos eventos culturais e abrindo o canal até o Governo do Estado é de fundamental importância para Varre-Sai”, lembrou o prefeito.





COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA