segunda-feira, 22 de abril de 2019

Garis suspendem greve após presidente da Comlurb prometer aumento salarial



greve dos garis foi suspensa no final da tarde dessa segunda, menos de 24 horas após seu início. Os funcionários decidiram voltar ao trabalho depois do presidente da Comlurb, Tarquínio Almeida, ter prometido aumento salarial. A categoria reivindica reajuste de 10%, extendido ao ticket-alimentação, mas a companhia havia proposto inicialmente apenas a reposição da inflação. Por decisão da justiça, 60% do efetivo, no mínimo, deveria estar nas ruas. Segundo o Sindicato de Asseio do Município do Rio de Janeiro (Siemaco), apenas 10% do efetivo operacional de limpeza (que totaliza cerca de 8 mil) havia aderido à paralisação, já de acordo com a Comlurb, esse número foi de 2%.

Nessa segunda, uma reunião na sede da companhia durou cerca de seis horas. Almeida não disse qual seria o percentual de aumento, mas afirmou que o percentual pedido inicialmente pela categoria, de 10% está "fora de cogitação". Ainda ssim, ele afirmou acreditar que o sindicato não vai bater o pé, e que vai aceitar um outro número. Na quinta, uma nova assembleia definirá os rumos da mobilização, de acordo com a contraproposta da companhia.
— Nós daremos alguma coisa a nível de ganho real, além da reposição, que ainda vamos calcular e decidir. Como somos uma empresa de 20 mil empregados, qualquer vírgula na folha traz impacto. Melhoramos bastante a proposta. Os 10% estão fora de cogitação, mas com certeza eles não vão bater o pé. O sindicato entendeu que não é o momento para isso, a prefeitura passa por momentos delicados em termos financeiros e econômicos — explicou o presidente, que destacou que muitos acordos em outros estados garantem apenas a manutenção dos postos de trabalho, sem aumento de salário.
Almeida disse que todos os itens da pauta foram deliberados, e que houve muitos consensos, como a inclusão dos Agentes de Preparo de Alimentos no Plano de Cargos e Salários e a garantia de taxa de insalubridade a todos os funcionários, na forma da lei.
— Temos a melhor cesta de benefícios do país e a companhia se compromete a fazer melhorias, muitas das quais amparadas apenas por acordos coletivos e não por lei. Alertamos para que a classe não se exponha ao risco de perder esses benefícios.
Agora, uma nova assembleia da categoria será realizada na quinta, quando os garis decidirão se aceitam as propostas.
— A greve foi suspensa porque o presidente da Comlurb nos garantiu que ganharemos aumento no salário e no ticket-alimentação. Amanhã trabalharemos normalmente — afirmou o gari Claudio Marcio Braga, membro do Siemaco e da comissão de salário da negociação, que também disse que cerca de 50 pessoas que prestaram concurso para serviço de limpeza, no ano passado, serão convocados.
A categoria decidiu entrar em greve, por 72 horas, a partir dessa segunda, no último sábado, após dois meses de negociações. A reivindicação é de 10% de ajuste no salário e no ticket alimentação. Já a companhia havia proposto inicialmente reposição dentro da inflação, de 3.73%. Outras demandas dos garis são a implantação do Plano de Cargos e Salários de forma integral — desde 2014, parte da categoria foi contemplada —, extensão do adicional de coleta para quem faz serviço de limpeza, inclusão de outras funções - em especial, Agentes de Preparo de Alimentos (APA) e vigias - no adicional de insalubridade e inclusão dos pais (e não só mães) no auxílio-creche.
O presidente Tarquinio Almeida afirmou que já conseguiu, junto ao prefeito, o abono dos trabalhadores que paralisaram nessa segunda, segundo ele como forma de mostrar "boa vontade da companhia na negociação".
Outro ponto levado à reunião foi o loteamento político dos cargos de direção na companhia. Segundo Braga, esse problema teria se agravado na administração atual.
— O prefeito delibera quem bota de diretor ou não, muitos vem de baixo, de carreira, mas tem um percentual de indicados políticos. Sempre aconteceu, mas nessa gestão aumentou, eu tenho 28 anos de empresa, e vejo que agora acontece mais.

ExtraOnline

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA