quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Porciúncula tem espaço reservado para sua história

 



O passado só se perde quando não é guardado com cuidado e visitado periodicamente. Assim é para pessoas, fatos, objetos e lugares.

A história de Porciúncula agora tem um local específico para salvaguardar suas memórias. O Centro de Memória Histórica de Porciúncula Prof. Gérsio Barreto Calzolari já é uma realidade. Criado em 13 de setembro de 2021 através da Lei 2.387/2021 e funcionando num prédio histórico onde, de 1947 a 1978, foi a sede da prefeitura do município, o Centro de Memória é vinculado a três secretarias municipais - Cultura, Educação e Gabinete.

O Centro de Memória Gérsio Barreto Calzolari é uma unidade cultural destinada à guarda, proteção, conservação, restauração e preservação de todo e qualquer documento referente à história de Porciúncula e da região.

Inserido ao Centro de Memória, está o Arquivo Histórico Municipal, que funcionou no Centro Cultural desde 1992. Todo o material foi incorporado ao Centro de Memória e está sendo reorganizado pelo funcionário Vítor José Araújo Cunha, estudante de história e apaixonado pelo acervo porciunculense.

O Arquivo Histórico Municipal Adriana Amélia Pinto Coutinho abrange a documentação histórica e administrativa do município, enquanto que o Centro de Memória é o local para enriquecer o patrimônio histórico da cidade. Pode receber doações de objetos, fotografias e documentos. Segundo o gestor, o espaço serve para despertar o amor e o interesse pela história do lugar, criar debates e projetos de preservação e resgate da memória da cidade.



O Centro de Memória, que já se encontra aberto à população para visitação, pesquisa e doação, passa, no momento, por uma reorganização dentro das normas técnicas arquivísticas e museológicas do Arquivo Nacional e do Instituto Brasileiro de Museus. "O trabalho é longo e minucioso, mas o desejo é que possamos oferecer aos porciunculenses e visitantes um local de salvaguarda da história e enriquecimento cultural", explica Vítor José.

Neste momento de reorganização, o Centro de Memória está contando com a colaboração de alguns alunos de História da UEMG, unidade Carangola, que estão tendo vivências práticas relacionadas aos afazeres dos historiadores e contato com o acervo local.

O espaço ainda está longe de se tornar o que o organizador sonha para Porciúncula. A expectativa é de que a organização continue pelos próximos seis meses. A pretensão é, depois deste período, fazer exposições e lançamento de projetos para enriquecer o acervo. "Estou colocando um olhar de historiador nos arquivos, com cronologia, temporalidade e importância histórica", explica Vitor José, sempre mergulhado em fotos, documentos, fitas e objetos antigos. Todo o acervo físico será inventariado para, depois, iniciar a digitalização.

A secretária Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer é uma entusiasta do projeto histórico. “A criação deste espaço é de suma importância para a cultura, pois trata-se da concretização de um sonho de todos os secretários de cultura que já passaram por aqui."

O nome do Centro de Memória é uma homenagem ao professor e memorialista Gérsio Barreto Calzolari, falecido em 2019. O professor porciunculense reuniu a maior coleção de Memória Histórica de Porciúncula e região, tendo doado, ainda em vida, todo o seu acervo para o Arquivo Público Municipal.

O Centro de Memória Gérsio Barreto Calzolari está localizado na Praça Santo Antônio, 35, anexo ao Leão XIII e à Casa do Artesão.

O horário para visitação é de 13 às 17 horas. O funcionamento no período da manhã se dá através de agendamento no próprio local.

Conheça este espaço de cultura e história e deixe sua marca para as próximas gerações.

 

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA