terça-feira, 30 de junho de 2020

Estado do Rio tem 1,4 milhão de vacinados contra sarampo



Quase mil pessoas já contraíram sarampo em 2020 no estado do Rio. Para conter o avanço da doença, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) vem realizando, desde agosto de 2019, diversas ações para frear o atual surto. 

Entre elas, vacinação em pontos fixos de grande concentração e iniciativa com caminhão itinerante, além da mobilizar e orientar os 92 municípios do estado para convocar a população a se vacinar. Hoje, 1,4 milhão de pessoas já se imunizou contra a doença. A meta é que 3 milhões sejam vacinadas até o final do ano. 

A Subsecretaria de Vigilância em Saúde da SES informa que, em 2019, foram confirmados 508 casos de sarampo no Estado do Rio de Janeiro. Já em 2020, foram 1140 registros, com casos identificados nos municípios de Angra dos Reis (1), Araruama (1), Armação de Búzios (2), Barra do Piraí (2), Belford Roxo (37), Comendador Levy Gasparian (1), Cachoeiras de Macacu (1), Duque de Caxias (91), Itaboraí (5), Itaguaí (2), Japeri (3), Macaé (6), Magé (11), Maricá (1), Mendes (2), Mesquita (13), Nilópolis (13), Niterói (66), Nova Friburgo (30), Nova Iguaçu (122), Paraty (1), Paty do Alferes (1), Petrópolis (10), Porto Real (1), Queimados (12), Rio Bonito (6), Rio de Janeiro (563), São Gonçalo (27), São João de Meriti (60), São Pedro da Aldeia (1),Teresópolis (22), Valença (24) e Volta Redonda (2). No ano passado, foram registrados 508 casos da doença. 

- Fizemos, mesmo com o desafio que a pandemia impôs, um grande esforço para vacinar as pessoas contra o sarampo, uma doença muito perigosa que já não fazia parte do nosso círculo. É importante lembrar que, depois de 20 anos, tivemos uma morte por sarampo no estado, em fevereiro. Portanto, a população precisa estar atenta e se vacinar, já que é altamente contagiosa - explica Alexandre Chieppe, médico sanitarista da SES. 

Quem deve se vacinar

A indicação é que crianças a partir de 12 meses e adultos até 59 anos que não se vacinaram procurem os postos municipais. A vacina que protege contra o sarampo faz parte do Calendário Nacional de Imunização e está disponível durante todo o ano nas unidades básicas de saúde. 

Nos Dias D de vacinação contra o sarampo, que aconteceram em fevereiro e março deste ano, cerca de 200 mil pessoas foram imunizadas no estado do Rio de Janeiro somente em postos da SES. O objetivo foi complementar as ações das cidades, já que a competência de vacinar é dos municípios. Além disso, a SES também realizou ações em rodovias, terminais ferroviários, metrô e aeroportos. 

Sintomas

Os principais sintomas do sarampo são mal-estar geral, febre, tosse, coriza e manchas brancas na mucosa oral. A doença também provoca conjuntivite e se caracteriza por apresentar manchas vermelhas que aparecem no rosto e se espalham por todo o corpo. O sarampo é uma doença que passa com facilidade de uma pessoa para outra por meio da fala, tosse e espirro. 

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA