quarta-feira, 17 de junho de 2020

Festival de Cultura levou mais de 100 atrações artísticas a quem está em casa

Isolamento social e espaços culturais fechados motivaram realização de evento online com cachês para os artistas 



Durante pouco mais de dois meses, o Festival Sou Cultura em Casa, que chega à última semana, cumpriu o papel de levar entretenimento e arte para quem está em isolamento social. O evento produzido pela Fundação de Cultura do Município reuniu 109 diferentes produções, como apresentações de música, teatro, dança, artes plásticas, cinema e videoaulas de artesanato, entre outras. 

O Festival foi pensando para esse período no qual o Teatro Popular e outros espaços culturais de Rio das Ostras estão fechados devido à prevenção do coronavírus. O “Sou Cultura em Casa” beneficiou o público e também artistas, que receberam um cachê por cada produção selecionada. Todos os vídeos são postados no Facebook da Fundação pelo endereço eletrônico https://www.facebook.com/frcriodasostras1997/


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Terça-feira, dia 16 

16h - Oficina de confecção de bolinha de malabarismo 

Formada em teatro pela Onda, Marina Petersen é uma das idealizadoras do Festival de Circo da Cidade. Nessa oficina, ela ensina como confeccionar bolinhas para malabarismo e também os primeiros passos para aprender a jogar. 

16h30 - Vídeo musical de Paulinho Macieira 

Com uma carreira iniciada em 2002 nos bares e eventos da Região, o cantor Paulinho Macieira faz mais uma participação no Festival tocando um repertório eclético, que vai do Pop ao MPB. 

Quarta-feira, dia 17 

16h – Contação de história “Margarida e o Espantalho” – 1ª parte 

Os Atores Marcia Aicram e Reynaldo Lisboa, da Cia da Capital, transpuseram a peça "Margarida e o Espantalho" para o formato de contação de histórias. O enredo, que fala de amizade, é cheio de estímulos sonoros e aprendizado. 

16h30 – Contação de história “Margarida e o Espantalho” – 2ª parte 

Agora que os dois personagens, Margarida e o Espantalho, já são amigos, vão aprender muito juntos, usando a imaginação. Quem ouvir a história também conhecerá um novo amigo. Basta embarcar neste mundo de imaginação com a Cia da Capital. 

Quinta-feira, dia 18 

16h – Alongamento em dupla com Yasmin Caetano 

Quem está em casa com mais alguém da família nesse período de isolamento, pode fazer alongamento em dupla. A bailarina Yasmin Caetano explica que os exercícios devem ser realizados de duas a três vezes por semana e cada um trabalha uma parte diferente do corpo. 

16h30 – Vídeo musical com Paulinho Macieira 

Na sua última participação no Festival, Paulinho Macieira se apresenta no formato voz e violão. E a escolha novamente é por um repertório eclético, viajando do Pop ao MPB com grande desenvoltura.

Sexta-feira, dia 19 

16h – Vídeo musical de Thiago Barroso 

No formato voz e violão, Thiago Barroso relembra grandes sucessos do repertório sertanejo. Essas composições marcaram a trajetória do músico que tocava em palcos, bares e restaurantes da Cidade. 

16h30 – Oficina de Brinquedos com material reciclável 

A atriz, palhaça e estudantes de Produção Cultural Marina Petersen conta que aprendeu muito com as apresentações circenses. Um dos aprendizados foi confeccionar brinquedos com material reciclado, conhecimento que repassa agora com essa oficina. 

Sábado, dia 20 

16h – Vídeo musical de Rodolpho Mendes 

Guitarrista, violonista e cantor, Rodolpho Mendes iniciou sua carreira em 2006. Aluno do curso técnico de música da Onda, ele se despede do Festival Sou Cultura em Casa apresentando composições da MPB. 

16h30 – Vídeo musical de Fabiana Garcia 

A cearense Fabiana Garcia, radicada na Cidade, trabalha com música há mais de 10 anos. No vídeo, ela mostra parte do projeto 

“Florroseiras”, que tem o objetivo divulgar a cultura e as tradições nordestinas. 

17h – Introdução à Palhaçaria Brasileira 

Marina Petersen trabalhou em diferentes áreas da produção cultural até que conheceu mais de perto o mundo do circo e se tornou palhaça. No vídeo, faz uma breve introdução do contexto histórico da formação da identidade do palhaço brasileiro e apresenta a estimada Palhaça Trambolho.

Domingo dia 21 

16h – Videoaula coletiva de Música 

Carioca da zona norte, Júnior Muniz começou a sua vivência musical no gospel. Integrante da Banda Segundo Set Instrumental, nascida em Rio das Ostras, atua como professor e produtor, além de ministrar workshops. Nesse vídeo, ele mostra como é sua experiência como professor de música online. 

16h30 – Vídeo musical do Abufela! 

O grupo mescla diferentes ritmos brasileiros com funk, rock’n’roll 

e letras que vão de temáticas corriqueiras à evocação de raízes afro-brasileiras e ácidas críticas sociais. Parte desse repertório é apresentado pelo grupo, que acaba de lançar o disco “Lá Vem o Medo”. 



COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA