sábado, 13 de junho de 2020

Mudanças no WhatsApp estão em desenvolvimento




Aplicativo não apresenta propaganda (Foto: Reprodução)
                                       
O WhatsApp está preparando diversos recursos novos para o aplicativo. O desenvolvimento das novas funcionalidades foi notado pelo WaBetaInfo, site que costuma "caçar" testes feitos pelo app e acertar com frequência quais recursos novos acabam indo parar no seu celular.

Nesta semana, a página revelou uma série de novas funcionalidades que estão aparecendo em versões beta recentes do serviço - ou seja, isso significa que está em um nível avançado de desenvolvimento pelos engenheiros do aplicativo.

Entre os novos recursos, estão alguns que podem redesenhar a área de uso de armazenamento no WhatsApp para Android, o que pode facilitar a vida de quem vive com o celular lotado por causa do mensageiro. Além disso, existem outras funcionalidades do dia a dia e mudanças de design em andamento.

Nenhuma dessas novidades tem data para chegar aos smartphones dos usuários. O WhatsApp ainda está desenvolvendo todas elas e pode levar um tempo até encontrar um equilíbrio para o lançamento ao público em geral.

Saiba mais sobre os novos recursos em desenvolvimento:

Mudanças no uso de armazenamento
O armazenamento é um problema comum para muitos usuários do app no sistema do Google e há a constante irritação do celular ficando lotado por causa do WhatsApp. O aplicativo conta com uma área de "uso de armazenamento" para gerenciar isso, mas ela deve passar em breve por uma boa mudança.

A primeira mudança é que o WhatsApp vai permitir que você lide melhor com esse gerenciamento. Uma das novidades é a possibilidade, por exemplo, de ver apenas "arquivos grandes" ou "arquivos encaminhados". Isso, claro, já pode facilitar a limpeza no app.

Já dentro das opções de uso de armazenamento de uma conversa específica também rolará uma mudança. O WhatsApp está testando criar um filtro para o usuário gerenciar as fotos trocadas naquela conversa, por exemplo.

Semelhante ao que temos no computador ao clicar com o botão direito dentro de alguma pasta, será possível ordenar as imagens por tamanho, mais novas e mais velhas.

Ainda na área de uso de armazenamento, o WhatsApp está testando também a possibilidade do usuário limpar todas as mensagens, exceto as favoritadas na conversa - algo que já dá para fazer na janela principal do serviço.

Essas novidades devem chegar tanto para o Android quanto para o iOS.

Busca por data
Outro novo recurso vai salvar a vida de quem não lembra o teor de uma mensagem no chat, mas tem alguma ideia da data em que ela foi enviada. O WhatsApp trabalha para permitir em breve a busca de mensagens por data dentro de conversa.

O recurso será adicionado à função atual de pesquisar mensagens em uma conversa. No campo do teclado, será incluído um ícone de um calendário no topo superior direito.

Ao clicar nesse calendário, o usuário poderá selecionar uma data exata para ver as mensagens enviadas naquele dia.

Ainda em desenvolvimento, a funcionalidade foi notada em testes no iOS, mas é provável que seja levada também para celulares Android.

Procurar imagem na internet
Já informamos que o WhatsApp está trabalhando em uma função de criar uma lupa em textos encaminhados para as pessoas poderem buscar na internet o teor da mensagem - algo que pode ser útil para diminuir a desinformação e os golpes no aplicativo.

A mesma ferramenta também deverá valer para imagens, segundo o WaBetaInfo. Funcionará da mesma forma: ao receber uma foto encaminhada, um botão com lupa ao lado dela permitirá buscar a imagens na internet.

Esse recurso valerá para mensagens que são encaminhadas ao menos quatro vezes dentro do aplicativo. Quando isso ocorrer, o botão de encaminhamento ao lado da foto será substituído pelo botão da lupa.

Ao procurar na internet, a foto acaba sendo enviada para o Google. Essa novidade também chegará para IOS e Android.

Leve mudança no modo escuro
Outra novidade notada é uma pequena mudança no modo escuro na janela de conversas. A cor verde da "bolha" da troca de mensagens aparece em um tom mais leve em uma versão beta do iOS.

Ainda não está claro o motivo desse teste pelo WhatsApp, mas ele abre a possibilidade de mais cores serem adicionadas a essa "bolha" no futuro, o que daria ao usuário mais poder para personalizar seus chats.
E outras...
Essas novidades são as mais recentes notadas pelo WaBetaInfo, mas não esquecemos de outras que ainda estão em desenvolvimento (algumas há anos!) e ainda não chegaram ao WhatsApp da galera. Tais como...

Modo férias: com esse modo ativado, você poderá deixar chats individuais ou em grupos arquivados que eles não vão reaparecer na janela principal do app ao terem novas mensagens. A função muito aguardada vinha sendo desenvolvida desde 2018, mas parece ter sido "abandonada" pelo WhatsApp há alguns meses, sem explicações. Ela voltou recentemente em novo beta sem o nome "modo férias", mas apenas como uma opção de ignorar mensagens em chats arquivados.

Pagamento: o WhatsApp deverá ser um dos carros-chefe na tentativa do Facebook virar um super app como o chinês WeChat. A função de pagamento pelo WhatsApp já foi liberada em alguns países, mas ainda não chegou ao Brasil.

Múltiplos dispositivos: o WhatsApp deve permitir em breve seu uso simultâneo da mesma conta em até quatro dispositivos diferentes, outra novidade bem aguardada.

Normalmente, as funções são testadas nas versões beta do aplicativo antes de acabarem indo para os usuários em massa.
R7

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA