domingo, 28 de junho de 2020

Porciúncula mantém o trabalho de vigilância contra as arboviroses

Os agentes de combate às endemias estão realizando o trabalho de campo
 para inspeção e identificação de focos nos bairros

A Prefeitura de Porciúncula tem investido em programas e ações para trazer bem-estar e segurança para a população. Com profissionais atentos ao que acontece no mundo e preocupados com a saúde da população, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve atividades nas residências, que são fundamentais para prevenir e controlar doenças como dengue, chagas, leishmaniose e malária. Os agentes de combate às endemias estão realizando o trabalho de campo para inspeção e identificação de focos nos bairros.
De acordo com o subsecretário de Saúde, Marco Avelar, os agentes do município também estão atentos para possíveis focos do novo vírus da zika, que circulou no Estado do Rio de Janeiro, conforme anunciado por pesquisadores da Fiocruz-Bahia e publicado no periódico, International Journal of Infectious Diseases: “Foi descoberta uma nova linhagem do vírus da zika com potencial epidêmico, em circulação pelo Brasil. Eles detectaram uma cepa de origem africana, com potencial para iniciar uma nova epidemia deste tipo de arbovirose. A cepa de origem africana circulou no ano passado no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul”, diz o estudo.
Segundo o coordenador de Vigilância Ambiental, Wagner Tavares, os profissionais estão realizando vistorias em residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais, em busca de focos endêmicos, com inspeções cuidadosas em caixas d'água, calhas e telhados; aplicação de larvicidas e inseticidas; recenseamento de animais; e orientações quanto à prevenção e tratamento de doenças infecciosas. “É importante a colaboração da população, facilitando o acesso dos agentes nas residências para realização das vistorias”, alerta Wagner.


COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA