sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Câmara de Itaperuna aprova doação de terreno para o IFFluminense

Ampliação da área do campus atende a um pedido do IFFluminense à prefeitura, com o objetivo de expandir a oferta de cursos na região

A Câmara dos Vereadores de Itaperuna aprovou, na última quarta-feira (30/11), a doação para o Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) de um terreno de 106 mil metros quadrados, localizado às margens da BR 356, em área adjacente ao Campus Itaperuna. A doação das terras, que pertencem atualmente ao município, ainda terá que ser sancionada, dentro de até 15 dias, pelo prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues.
O projeto de lei foi aprovado em duas votações, sendo a primeira na segunda-feira (28/11) e a segunda na quarta-feira. Com o novo terreno, o campus triplicará de tamanho, passando dos atuais 50 mil metros quadrados, para 156 mil metros quadrados. A ampliação atende a um pedido do IFFluminense, a partir de ofício enviado pela Direção-Geral em julho de 2015, com o objetivo de expandir a oferta de cursos na região.
Atualmente, o IFFluminense Itaperuna tem sete blocos, sendo um administrativo, um com instalações esportivas, dois blocos de salas de aula, dois com laboratórios e salas de projetos de extensão, além do Parque Acadêmico Industrial. Durante sessão na Câmara dos Vereadores, a diretora-geral do IFFluminense Itaperuna, Michelle Maria Freitas Neto, ressaltou a importância do crescimento do campus.
"Nosso sonho é trazer para Itaperuna os cursos de Engenharia, para que os estudantes daqui não precisem ir para outras cidades. A gente quer que as pessoas da região tenham a oportunidade de estudar aqui, porque sabemos que muitos não têm condições de bancar os gastos para estudar fora. Hoje, temos resultados muito positivos, com vários ex-alunos no mercado de trabalho, aprovados em concursos públicos ou que abriram negócios aqui em Itaperuna. Nosso objetivo é ajudar a desenvolver a região, então, pedimos mais uma parte do terreno para que a gente possa crescer, ter mais salas de aula e gerar mais oportunidades", explicou Michelle Maria Freitas Neto.
Expansão do campus
Para 2017, já estão em andamento a criação de novos espaços para alunos e servidores no IFFluminense Itaperuna. Nas próximas semanas, está previsto o início das obras de conclusão do Restaurante Estudantil. A licitação pública para a construção já foi concluída, tendo uma empresa vencedora. Outra obra aguardada para os próximos meses é o término do auditório localizado no Bloco A, a partir de um acordo com a Reitoria. A obra foi anunciada pelo reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães de Azevedo, durante a inauguração do Parque Acadêmico Industrial, em agosto deste ano. Atualmente, a direção-geral trabalha na elaboração do projeto do auditório com a Diretoria de Infraestrutura e Obras da Reitoria.
campus recebeu ainda recursos na ordem de R$ 500 mil, por meio de uma emenda parlamentar, para uso em 2017, que financiará a compra de equipamentos para laboratórios de Mecânica, Química e Administração, no Parque Acadêmico Industrial. O recurso é fruto de um trabalho realizado pela Diretoria de Relações Institucionais, criada em maio e que já garantiu 14 emendas, totalizando R$6.607.537,00 em recursos complementares para os campi do Instituto.

Ascom IFF

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA