domingo, 3 de maio de 2020

Secretaria de Estado de Saúde inicia pesquisa sobre imunidade da população para coronavírus


Pacientes assintomáticos poderão ser testados para verificar produção de anticorpos do vírus



Os assintomáticos da Covid-19 são uma realidade difícil de dimensionar
 Bazilio/SES 

Para acompanhar a evolução da imunidade para Covid-19 da população do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Saúde iniciou no dia 30 uma pesquisa de amostragem em pessoas assintomáticas. Pacientes atendidos em unidades estaduais da Região Metropolitana sem apresentar sinais da doença poderão participar do estudo. A partir de uma amostra sanguínea, será possível por testes rápidos, verificar a presença de anticorpos de fase aguda (IgM) ou de memória (IgG) de proteção contra o coronavírus, desenvolvidos em resposta a uma infecção prévia pelo vírus. Em todo o mundo, estima-se que a maior parte de contaminados por coronavírus não apresente sintomas

No total, a pesquisa testará 1.800 pessoas e será feita a partir de amostras de sangue colhidas normalmente durante a internação ou através de sangue da ponta de dedo, por punção digital. O resultado positivo para IgG indicará que o paciente já teve Covid-19, mesmo que tenha sido assintomático, e possivelmente está protegido contra ela. Já se apenas o teste para IgM for positivo, o paciente não é considerado imunizado e é possível que ainda haja vírus no organismo no momento da coleta do material.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos, as conclusões da pesquisa nortearão a elaboração de políticas públicas de saúde mais eficientes para o combate do coronavírus.

“Os assintomáticos da Covid-19 são uma realidade difícil de dimensionar, mas fundamentais para traçarmos um perfil epidemiológico do Rio de Janeiro para a doença. Os indicadores também vão reforçar nossa recomendação de isolamento social. Pessoas saudáveis em áreas epidêmicas podem estar infectadas e contaminando outras, mesmo sem saberem. Num segundo momento, vamos correlacionar a prevalência do vírus no estado com fatores demográficos e socioeconômicos para direcionar estratégias personalizadas para cada região”, diz.


A coleta de amostras para a pesquisa será realizada entre os dias 30 de abril e 15 de maio. Mediante autorização, serão testados os pacientes sem sinais ou sintomas de Covid-19 que derem entrada em unidades da rede estadual na Região Metropolitana. Os pacientes receberão o resultado dos exames rápidos ainda durante o atendimento.  



COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA