terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Projeto do vereador Leo Xambão institui o cargo de vereador Mirim na Câmara de Bom Jesus




O Projeto de Resolução (PR) nº 002/2017, aprovado na Sessão Ordinária do dia 4 de dezembro, institui o cargo de vereador Mirim na Câmara Municipal de Bom Jesus do Itabapoana. Seu autor, o vereador Leo Xambão (PTB), definiu como principais objetivos do projeto a interação entre o Legislativo Municipal e os estudantes e demonstrar o papel da Câmara no contexto social:
- Nós que somos representantes eleitos pelos bom-jesuenses também temos o dever de contribuir para a formação da cidadania de nossos estudantes, afirmou.
Segundo o PR nº 002, poderão participar todos os alunos matriculados do 6º ao 9º do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, com no máximo 17 anos de idade e que tenham frequência comprovada nas escolas das redes municipal, estadual e privada do município. Cada escola pode indicar um aluno, escolhido em eleições internas, e deve comunicar seu nome até a primeira quinzena de outubro.
Depois que o nome de todos os eleitos chegarem à Mesa Diretora, haverá um sorteio para definir titulares e suplentes. Os primeiros sorteados serão os titulares, tendo como referência o número de vagas na Câmara Municipal de Bom Jesus do Itabapoana.
Os vereadores mirins tomarão posse na primeira Sessão Ordinária do mês de março, quando serão diplomados, para mandato de um ano. Os suplentes assumirão a vaga em casos diversos, como a desistência, faltas injustificadas, mudança de escola, etc.
A Mesa Diretora será escolhida segundo o Regimento Interno para conduzir os trabalhos da Câmara dos Vereadores Mirins, mediante votação aberta para o preenchimento dos cargos de presidente, vice-presidente, 1º e 2º secretários. O trabalhado dos jovens vereadores será apresentar propostas que “visem a melhoria da qualidade de vida da comunidade bom-jesuense”.
- Cada vereador mirim será apadrinhado por um dos vereadores que compõem a Câmara e poderá apresentar sugestões e necessidades da comunidade onde vive e estuda, finalizou Léo Xambão.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA