Jornal tem atualmente 5,95
milhões de seguidores no Facebook, e manterá sua página na rede social, mas não
mais a atualizará com novas publicações
O jornal Folha de S. Paulo deixa
de publicar conteúdo no Facebook a partir desta quinta-feira,
após a maior rede social do mundo ter decidido reduzir a visibilidade do
jornalismo profissional nas páginas de seus usuários, informou a publicação na
edição desta quinta-feira.
A
Folha, que tem atualmente 5,95 milhões de seguidores no Facebook, disse que
manterá sua página na rede social, mas não mais a atualizará com novas
publicações.
A
mudança, segundo o jornal, reflete as discussões internas sobre os melhores
caminhos para fazer com que o conteúdo do jornal chegue aos seus leitores, que
já constava no projeto editorial divulgado no ano passado.
Contudo,
a decisão anunciada pelo Facebook em janeiro, de mudar o filtro do News Feed
para priorizar o que os amigos e familiares compartilham, tornaram mais
evidente as desvantagens em utilizar a rede como um caminho de distribuição de
conteúdo, disse a Folha.
A
mudança no algoritmo da rede social, segundo o jornal, “reforça a tendência do
usuário a consumir cada vez mais conteúdo com o qual tem afinidade, favorecendo
a criação de bolhas de opiniões e convicções, e propagação das “fake news”.
O
jornal disse que os leitores poderão continuar compartilhando conteúdo da Folha
em suas páginas pessoais da rede social.
Exame
COMPARTILHE
Curta Nossa Página no Facebook