quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Agricultores de Rio das Ostras participam de encontro sobre certificação de produção orgânica


Reunião aconteceu nesta quarta-feira, dia 21, em Cantagalo

Mais um trabalho de incentivo aos produtores rurais foi realizado em Rio das Ostras. Desta vez, a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca do município promoveu um encontro para falar do Sistema Participativo de Garantia - SPG, que contou com a presença de agricultores orgânicos, a fim de apresentar a certificação de produção orgânica. A reunião aconteceu nesta quarta-feira, dia 21, no auditório do Departamento de Agropecuária de Rio das Ostras – Deagro, em Cantagalo.
Segundo o técnico em agropecuária da Secretaria, Ciro Marques, esta foi a primeira reunião independente para iniciar o processo de certificação dos produtores, pois trata-se de agricultores vinculados a um grupo de produtores de Casimiro de Abreu, que conta com 12 produtores orgânicos já certificados, e dois deles são de Cantagalo.
Ciro explicou que o Sistema foi criado para poder certificar o produtor orgânico de forma menos onerosa e mais participativa, onde todos os componentes do grupo avaliam a conformidade das unidades de produção de outros colegas, frente aos regulamentos da agricultura orgânica. O encontro acontece mensalmente e é uma exigência da certificadora ABIO – Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro. Durante as reuniões, o grupo debate sobre comercialização, soluções, viabilidade de feiras e outros assuntos.
“Hoje destacamos o plano de manejo, um documento preenchido com todas as informações do produtor e sua propriedade. A ideia é melhorar as condições ambientais da área de produção, conseguir produzir menos produtos com valor agregado maior e, principalmente e mais importante, melhorar a condição de saúde do agricultor e também do consumidor, mostrando o verdadeiro valor que o produto orgânico tem”, ressaltou o técnico em agropecuária.
COLABORAÇÃO – Ainda de acordo com Ciro Marques, o Sistema Participativo de Garantia além de agricultores, também envolve colaboradores, comerciantes, consumidores e técnicos.
Para Marcos Domingues, que tem um mercado online de produtos orgânicos certificados e ecológicos no município, é de suma importância participar de reuniões como essa junto aos produtores orgânicos.
“Ter um contato mais direto com os agricultores, conhecer a origem dos produtos que comercializo e incentivar a produção local é sempre muito bom. Hoje conversamos sobre o preenchimento correto do plano de manejo, que é tão importante para a certificação participativa. Essa orientação é fundamental em todo esse processo”, concluiu o comerciante.
Atualmente, o grupo conta com uma média de 12 pessoas com interesse em certificar suas produções. O técnico Ciro Marques disse que a expectativa é que até o fim do segundo semestre todos estejam certificados.   

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA