sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Administração debate crescimento urbano em Cordeiro



Na última quinta-feira, 5, prefeito e vice de Cordeiro, Luciano Batatinha e Maria Helena, juntamente com o secretário de Governo, Márcio Leal, receberam o arquiteto Vinícius Monnerat, proprietário da Marvin, empresa cordeirense em franca expansão no interior, com atuação nas áreas de planejamento urbano, arquitetura e engenharia.

Temas relevantes do segmento urbanístico ganharam destaque durante o encontro, entre os quais desenvolvimento e restauração. Contudo, o que mais chamou a atenção foi a preocupação das novas autoridades municipais com o crescimento desordenado, que avança em grande escala em termos regionais.

Com as recentes pesquisas apontando que os centros urbanos brasileiros não param de crescer, e esse crescimento ocorrendo desordenadamente, a preocupação de Luciano e Maria Helena é que o problema se estenda aos municípios do interior e Cordeiro seja afetado pelo crescimento não planejado num futuro não muito distante. “Creio que esse tema, que parece não ter sido tratado com a devida importância em nossa cidade até hoje, mereça atenção especial, porque planejamento urbano é fundamental até mesmo para a integridade física das pessoas”, acredita Batatinha.

Ainda conforme os estudos, sem ter onde morar, as pessoas optam por alternativas inadequadas, fixando moradias em morros e encostas, por exemplo, muitas vezes sem recorrer às autoridades competentes para análise prévia do terreno.“Com a minha militância na área social, posso garantir que os problemas surgem exatamente quando não existe planejamento, especialmente se as pessoas não buscam as devidas orientações”, reforça a vice-prefeita Maria Helena.

Noticiários especializados também mostram cada vez mais casos de desmoronamentos em encostas e alagamentos em residências próximas de cursos d’água no período das chuvas, comprovando a gravidade do tema. “Observando essas notícias, defendendo um planejamento ordenado e consciente, nossa reação natural é nos indagar sobre como fazer para que essas tragédias não aconteçam em nossa cidade. Por isso esse encontro, para darmos o pontapé inicial que nos leve a estabelecer um amplo debate sobre uma situação que é iminente”,esclareceu Luciano Batatinha.

Ascom


COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA