sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Presidente da Câmara de Natividade concede entrevista exclusiva ao ‘Jornal do Noroeste’



Eriques Lopes da Silva, Mineirinho (PMN)


O vereador eleito para o terceiro mandato no município de Natividade, região Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, Eriques Lopes da Silva, o Mineirinho (PMN), e que hoje é o presidente da Câmara Municipal concedeu uma entrevista para a nossa equipe.
Mineirinho como é conhecido por todos tem 46 anos e é nascido em Córrego Novo/MG, em seu gabinete o parlamentar da cidade de 15.082 habitantes segundo IBGE falou sobre os desafios que vai enfrentar na sua gestão, o que pode melhorar no poder Executivo e também sobre projetos que pretende realizar.

Presidente, qual será o grande desafio na sua gestão?

O grande desafio que nós enfrentamos hoje é a crise, ela afeta não só o município de Natividade, mas o estado e todo o país. Além disso, a saúde vive um momento muito delicado, eu recebi uma notícia que o deputado estadual Christino Aúreo do qual eu apoio há muitos anos e é meu amigo pessoal foi nomeado chefe da Casa Civil, foi um grande avanço e acho que as portas irão abrir mais para o município. Mas o que me preocupa hoje são as nomeações que o prefeito está fazendo, no momento de crise onde o prefeito deveria está reduzindo e cortando os gastos para colocar as contas em dia, o prefeito faz o contrário. A folha de pagamento está atrasada, na minha opinião quem trabalha tem que receber em dia e o prefeito que paga em dia não faz mais que obrigação. Então estou muito preocupado com a quantidade de nomeações que vem acontecendo no município hoje.

Quais são as áreas que precisam de mais atenção no município?

Indiscutivelmente a saúde. A saúde está em estado de calamidade, faltam todos os remédios inclusive o de uso contínuo como o de pressão e de diabetes, que hoje na farmácia você não vai encontrar. Então a saúde está muito complicada. Outra área seria a zona rural que é o carro chefe do município de Natividade, o agricultor ele não consegue escoar aquilo que ele produziu, as nossas estradas estão muito ruins. Saúde e as estradas são os pontos cruciais do nosso município hoje.

O que o senhor acha que pode melhorar no poder Executivo?

Na minha opinião, o prefeito já começou errado. Suas atitudes estão me deixando preocupado estamos no momento de pouco recurso e precisamos colocar o município nos trilhos, mas o que ele (o prefeito) fez foi aumentar a folha de pagamento. Então isso é um fato que nos causa muita aflição.

Qual será sua postura e comportamento na Câmara Municipal nesse ano de 2017?

Precisamos trabalhar unidos, o poder Legislativo junto com o Judiciário e o Executivo. Acho que com essa união quem ganha é o povo. A Câmara hoje possui 11 vereadores nossa chapa teve 6 votos e a chapa do prefeito teve 5 votos. Mas a nossa intenção não é ser uma pedra no caminho dele, esse não é o nosso discurso. O objetivo da Câmara é ajudar Natividade, o que me preocupa é a questão de ajustar as contas, de botar tudo em ordem. Quero que ele coloque as contas em dia, houve aumento do número de Secretarias, e isso aumenta também o número de funcionários o PSF do Cruzeiro, comunidade onde moro, tinham 3 funcionários hoje tem 6. Isso é preocupante porque o funcionário efetivo, de carreira vai ficar sem receber por causa da irresponsabilidade do prefeito. Eu não esperava essa atitude dele, esperava que iria segurar no começo e depois  de acordo com crescimento, com a melhoria da arrecadação, aí sim você poderia montar uma estrutura melhor, mas no começo ele tinha que ter segurado. Acho que o prefeito está começando a perder a direção logo nos primeiros dias de governo.

De que forma o senhor vai fazer para aproximar a Câmara do povo?

A Câmara é a casa do povo, nós estamos à disposição da comunidade para ouví-los, seja crítica, elogios ou sugestões. O importante é receber a população da melhor forma possível.
Estamos criando um canal de comunicação entre o cidadão e a Câmara através de jornais e sites, dando total transparência aos atos praticados pelo poder Legislativo.

Qual a mensagem que o senhor deixa para seus eleitores e toda a comunidade?

Nós montamos esse grupo de 6 vereadores diante de grande aperto, enfrentamos a máquina e conseguimos vencer a eleição. Nosso projeto é fazer a melhor gestão, vamos entrar para a história do município como a Câmara que inovou e fez mudanças. O primeiro passo é criar uma Sede própria para a Câmara Municipal, se desvincular da Prefeitura. Outro passo é criar um concurso público, hoje existem 13 funcionários na Casa de Leis do município, sendo 3 efetivos. Vai ser um grande avanço e tem que ter coragem para fazer tudo isso.

Marco Sameiro








COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA