quinta-feira, 21 de abril de 2016

Vacinação de cães e gatos contra raiva será em 30 de abril

Objetivo é atender cerca de sete mil animais em todo o município. Haverá locais de imunização no Centro, bairros e distritos



A Vigilância Sanitária (Visa), órgão da Secretaria de Saúde de Cantagalo, está com tudo pronto para a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal, que será realizada no próximo dia 30 de abril (sábado), das 8h às 16h. Devem ser imunizados cães e gatos a partir dos três meses de idade, inclusive fêmeas que estiverem amamentando, prenhes ou no cio.

Segundo o veterinário Igor Teixeira, coordenador da Visa, a imunização de cães e gatos vem reforçar a baixa cobertura vacinal contra a doença no estado do Rio de Janeiro nos últimos anos. “Houve uma irregularidade no abastecimento das vacinas por parte do Ministério da Saúde. Em 2015, por exemplo, não houve uma campanha sistematizada contra a raiva animal, o que contribuiu para que registrássemos um aumento de casos positivos em animais, principalmente bovinos e morcegos hematófagos, o que demonstra que há circulação do vírus rábico no estado”, explica Teixeira, que, esta semana, esteve reunido com a secretária municipal de Saúde, Vânia Huguenin, para tratar das ações no dia da campanha.

Também em 2015, conforme informações da Vigilância Sanitária, o município de Cantagalo registrou quatro casos confirmados de raiva bovina, o que demandou ações de controle com vacinação de bloqueio e duas ações de captura do morcego transmissor do vírus. “A campanha de vacinação contra a raiva animal é muito importante porque é a nossa principal medida profilática no controle da raiva”, completa a secretária de Saúde, Vânia Huguenin.

No dia 30 de abril, haverá nove pontos de vacinação, além da cobertura realizada pela unidade volante nos locais mais distantes e de mais difícil acesso. No Centro da cidade, os cães e gatos poderão ser imunizados na Praça Zilda Estorani Guzzo, em frente ao bairro Felipe João; no Ginásio Poliesportivo José dos Santos Vieira (Rua Euclides da Cunha, s/nº); e na Rua Maria Zulmira Torres (em frente à Unidade Básica de Saúde da Família Djalma Dantas de Gusmão).

Nas adjacências, haverá pontos de vacinação na Rua Azer Ribeiro, na parte alta do bairro São José (em frente à Unidade Básica de Saúde da Família Dr. Jorge Roberto Vieira de Barros) e em frente à Escola Municipal Maria Bellieni D’Olival, no bairro Santo Antônio (RJ-160 – Km 8).

Nos distritos, os pontos de vacinação serão os seguintes: Praça José de Souza Carvalhaes (Santa Rita da Floresta, segundo distrito); Praça Antônio Felipe Gaspary (Euclidelândia, terceiro distrito); Praça Antônio de Paula Filho (São Sebastião do Paraíba, quarto distrito); e Praça Central (Boa Sorte, quinto distrito). A Vila de Campo Alegre receberá a equipe de vacinação através de uma unidade volante.

A estimativa é de que, em todo o município, sejam imunizados cerca de sete mil cães e gatos. Na zona rural, fora da área urbana dos distritos, as equipes também necessitam da colaboração dos proprietários rurais. Segundo os vacinadores, é importante que os donos dos animais facilitem a campanha, prendendo os animais mais ariscos e auxiliando os técnicos na imunização dos bichos.

A DOENÇA – A raiva é uma doença grave, que não tem cura e mata. É causada por um vírus presente na saliva de animais doentes e transmitida ao homem pela mordida, arranhão ou lambedura de mucosas por cães, gatos, morcegos, raposas, macacos, lobos, caprinos, ovinos, equídeos, suínos e bovinos infectados. Dados epidemiológicos mostram que, no Brasil, a ocorrência de raiva humana fica em torno de 9%.

A Vigilância Sanitária de Cantagalo explica que a vacina é anual e gratuita. Cães ou gatos que foram vacinados pela primeira vez devem receber a segunda dose após 30 dias. Os técnicos também alertam sobre a importância de vacinação, principalmente dos gatos. Segundo a Visa, todo mundo vacina os cães, mas acaba se esquecendo dos gatos. Os animais dessa espécie têm maior probabilidade de contrair a doença, devido à quantidade de carnes que comem nas ruas ou proveniente de caça.



Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA