sábado, 2 de abril de 2016

Prefeitura de Bom Jesus realiza mais uma etapa do projeto “Para onde vai o meu lixo?”




A Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana e a Cemig/Rosal Energia realizam mais uma etapa do projeto “Para onde vai o meu lixo?”. O trabalho foi dividido nos dias 29 e 30 de março e reuniu 71 alunos, além de professores de escolas dos distritos de Calheiros e Rosal.

Na terça-feira (29/03), a consultora em gestão de resíduos sólidos Alice Drummond mediou um debate sobre a primeira etapa do projeto (realizada em setembro) na Escola Municipal Cel. Luiz Vieira (Calheiros).

O grupo envolvido analisou os resultados do Estudo Gravimétrico, que separou, pesou e descreveu o tipo de material encontrado no lixo que os jovens levaram para as escolas (papelão, plástico, copos descartáveis, garrafas pet, papel, alumínio, etc..).

Os alunos foram questionados sobre o que mais lhes preocupa em relação ao lixo, como se sentem em relação ao Meio Ambiente e conheceram a “hierarquia do lixo”:não gerar, reduzir, reutilizar, reaproveitar, reciclar, tratar e dispor adequadamente. Uma delas, Amanda, que estuda em Calheiros, sugeriu a criação de um espaço para compostagem e criação de uma horta orgânica.

Entre outros assuntos, Alice falou sobre: como descartamos nosso lixo? Qual a relação do lixo com o Aedes Egypti. Como os rios ficam com o tanto de lixo que jogamos neles? O que é a coleta seletiva? O que são os recicláveis e o que fazemos com eles. O que são os resíduos orgânicos e o que fazemos com eles. Por que reciclar é tão importante? O que podemos tirar do nosso lixo e mandar para a coleta seletiva.

No segundo dia dessa fase (30/03) o grupo saiu a campo. Alunos e professores visitaram o depósito de lixo do distrito de Rosal e depois seguiram para a Cooperativa de Trabalho de Catadores de Material Reciclável de Bom Jesus do Itabapoana. Eles puderam ver, perguntar e discutir as formas de separação do lixo e como os resíduos sólidos podem ser reaproveitados e depostos de maneira correta:

- Esse é um trabalho que está apenas começando, mas junto com a Prefeitura de Bom Jesus a Cemig/Rosal Energia acredita que será possível implantar uma consciência ambiental bastante sólida nessas comunidades. As crianças são o melhor multiplicador desse pensamento, destacou Alice Drummond.

O chefe do Departamento de Meio Ambiente do município, José Edmundo Victor informou que este trabalho também serve para reforçar o projeto de implantação de ecopontos nos distritos de Bom Jesus:
- Já começamos a coleta seletiva da sede, mas já marcamos reuniões nessas escolas para podermos definir onde e como vão funcionar os ecopontos. Não podemos dar trégua nesse trabalho de conscientização, finalizou Edmundo.

Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA