quinta-feira, 28 de abril de 2016

Porciúncula realiza o Iº Encontro de Conselheiros Tutelares da Região


Com o objetivo de atualizar, informar e esclarecer para os novos membros empossados, sobre as atribuições do conselheiro tutelar, foi realizado no dia 19 de abril, em Porciúncula, o Iº Encontro de Conselheiros Tutelares da Região. O evento reuniu membros de conselhos tutelares de vários municípios, entre eles, Natividade, Laje do Muriaé, Tombos, Eugenópolis e São José de Ubá. Também compareceram representantes de CMDCA, CRAS, CREAS e autoridades da Saúde e Promoção Social.

Em 2014 foi realizada pela primeira vez no Brasil, a Eleição Unificada para Conselheiros Tutelares, o que levou à necessidade de capacitar um grande número de membros que foram empossados. O cargo de conselheiro exige muito mais do que mera experiência doméstica ou comunitária, exige um elevado grau de consciência e responsabilidades frente à causa da infância e da juventude.

Segundo o presidente do Conselho Tutelar de Porciúncula, Higino Reis Lira, as informações sobre as competências de cada um e como articular esta rede de atendimento foi o que motivou a realização deste encontro no município. “Esperamos que os participantes saiam daqui hoje com uma identificação melhor de qual é a sua competência e qual o seu trabalho, facilitando o desenvolvimento de sua função dentro de cada município”, disse o presidente.

Durante a cerimônia foram homenageados, pelos relevantes serviços prestados em prol da criança e do adolescente no município, os porciunculenses, Sérgio Mourão Rodrigues, Pe. Alfredo Gualandi, Missionário Fábio Garcia, Altair José de Oliveira, Kelly Leonardo de Almeida e Maria Carmela Monteiro de Avellar, a fundadora do Conselho no Município. Eles receberam o Certificado de Amigo da Criança e do Adolescente. A conselheira Maria Cândida de Almeida Ferreira, em seu quarto mandato no Conselho, destaca a importância desta homenagem. “Eles têm realizado um importante trabalho, que deve ser muito valorizado em nossa comunidade”, disse Candinha.


Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA