quinta-feira, 7 de abril de 2016

Secretaria de Saúde de Bom Jesus reforça o combate aos ratos




  A Secretaria de Saúde de Bom Jesus do Itabapoana começou em março um trabalho de reforço no combate aos ratos. A Divisão de Vigilância Sanitária vistoriou mais de 200 bueiros em dois bairros e no centro da cidade.

 Além da vistoria, as equipes aplicaram raticida nesses locais e conversaram com moradores e comerciantes sobre a importância de manter calçadas e quintais limpos:

- O lixo doméstico orgânico é um dos maiores atrativos para estes roedores e uma das medidas eficazes é fechar bem as sacolas e só depositá-las na rua próximo ao horário de coleta, explicou a enfermeira Cláudia, chefe de Atenção Básica em Saúde.

  Em março foram desratizados 142 bueiros no centro, 45 nos bairros Jardim Valéria e Santa Terezinha e 41 no Sebastião Pimentel Marques. Isso significa 100% dos bueiros nestes locais. O trabalho continua em todas as regiões da sede e depois será executado nos distritos e localidades de Bom Jesus.

  Os ratos são roedores que convivem em áreas urbanas e são vetores (transmissores) de várias doenças que atingem o ser humano: algumas mais simples, como escabiose (sarna) e micoses, e outras que podem até levar à morte, como a leptospirose. Outras doenças identificadas são o tifo, a peste bubônica e a febre hemorrágica:

 - São doenças graves e é muito melhor preveni-las. Qualquer denúncia de foco de roedores pode ser feita pelo telefone 3833-9668, concluiu a enfermeira.

Ascom

        

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA