quinta-feira, 7 de abril de 2016

Alerj começa a organizar décima edição do Parlamento Juvenil


Objetivo do projeto é ampliar a consciência sobre a política, criar novas lideranças e dar mais voz aos jovens do Estado do Rio de Janeiro



A história da décima edição do Parlamento Juvenil, um projeto da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, começou a ser escrita. Sob a coordenação do deputado Wanderson Nogueira, o projeto deve reunir mais de 90 jovens de todas as cidades do Estado para oxigenar o parlamento fluminense. Durante uma semana, de 20 a 26 de novembro, os parlamentares juvenis terão a oportunidade de apresentar projetos de lei, debater e propor melhorias em políticas públicas.

A programação da décima edição, que promete ser histórica, já está sendo fechada. Uma consulta pública, em redes sociais do Parlamento Juvenil foi realizada para que os próprios estudantes tivessem a oportunidade de sugerir e colaborar com a montagem da semana de atividades.

O objetivo do projeto é aproximar os jovens doparlamentofluminense, ampliar a consciência política, formar novas lideranças e oferecer a oportunidade de estudantes da rede estadual de ensino, de 14 a 17 anos, do 1º e 2º ano do ensino médio, defenderem projetos no plenário da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. As inscrições serão on-line e vão de 23 de maio a 24 de junho. No dia 20 de junho acontece o dia D de mobilização, onde haverá atividades do projeto em todo Estado. A expectativa é bater o recorde de inscritos, superando o ano passado, que contou com 515 candidatos.

Após as inscrições, os alunos passarão pelo processo eleitoral. O primeiro turno, entre as escolas dos interessados, acontece no dia 6 de julho. Já o segundo turno, onde são envolvidos todos os candidatos da cidade, ocorre no dia 20 de julho. Este ano, a novidade é que as três cidades com maior número de inscritos, poderão ocupar duas cadeiras no Parlamento Juvenil. A capital, devido ao grande número de habitantes, já ocupa 3 cadeiras. Ou seja, agora o Parlamento Juvenil poderá contar com 97 jovens na semana de culminância do projeto.

Pelo segundo ano consecutivo, o deputado estadual Wanderson Nogueira será o coordenador do projeto. O parlamentar quer inovar e oferecer ainda mais possibilidades para que os jovens se aproximem da política.“Precisamos oxigenar o parlamento. Os jovens trazem essa energia e um dom revolucionário, que é fundamental. Ano passado já inovamos com as inscrições on-line e este ano vamos realizar um concurso cultural para escolher a bandeira do PJ, envolvendo ainda mais alunos do Estado, fazendo com que o projeto ganhe uma relevância ainda maior. Além disso, vamos montar uma “Cápsula do Tempo”, onde os estudantes vão colocar suas opiniões sobre o momento político e em 10 anos essa cápsula será aberta, no centenário do Palácio Tiradentes”, disse Wanderson.  

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA