A Câmara Municipal de Santo Antônio de Pádua realizou, na quarta-feira (1), uma sessão presidida pelo vereador Luis Carlos (Torinho), marcada por discussões relevantes sobre saúde pública, meio ambiente, mobilidade urbana, valorização dos servidores e enfrentamento às fake news que circularam nos últimos dias nas redes sociais.
Fumacê e combate à dengue
A sessão iniciou com a leitura da Indicação 07/2025, do vereador Oziel, que solicita ao prefeito Paulo Roberto Pinheiro a pulverização de inseticida com uso do carro fumacê nos distritos de Monte Alegre e Ibitiguaçu.
“Sabemos da importância do carro fumacê para o combate a mosquitos transmissores de doenças. Essa indicação visa proteger nossa população, especialmente nestes distritos mais afastados, onde a proliferação de vetores pode ser ainda mais perigosa”, justificou Oziel.
Pesca predatória e meio ambiente
O vereador Tiago fez um apelo veemente contra a pesca com arpão, considerada predatória. Ele lembrou da Lei Municipal nº 3.699/2015, que proíbe essa prática em Pádua.
“O pescador de molinete fica o dia todo para pegar três peixes. O cara do arpão vai 40 minutos e pega 40 quilos. Isso acaba com os peixes do nosso rio. Daqui a pouco, nossos netos não vão ter mais o que pescar”, alertou o vereador.
Ele também falou sobre problemas de trânsito na Rua João Pedro Coelho, no Beco da Paz sugerindo que a via se torne mão única, a fim de melhorar a mobilidade na região.
Saúde da mulher e carreta da mamografia
A vereadora Vanderléia Marques trouxe uma boa notícia à população: a confirmação da presença da carreta da mamografia em Pádua de 12 a 17 de janeiro de 2026, após ofício enviado ao deputado federal Lauro Ribeiro.
“Existe uma grande demanda reprimida. Muitas mulheres precisam sair do município para fazer o exame. Essa carreta será fundamental para garantirmos esse direito de forma local e acessível”, afirmou a vereadora.
Vanderleia também destacou a importância da Lei nº 3.484/2013, que trata da prevenção ao câncer de mama, e defendeu a busca de emendas parlamentares para aquisição de equipamentos para o novo hospital do município.
Além disso, ela parabenizou os vereadores pelo Dia do Vereador e os idosos, pelo Dia Internacional da Pessoa Idosa, destacando a importância de cada um para o município:
“Vocês que fazem história e trazem um legado. Temos muito que aprender com os idosos da nossa cidade.”
Agradecimentos e ações atendidas
O vereador Renan do Rosi agradeceu à Secretaria de Obras pela poda de árvores em Marangatu e limpeza de galerias no bairro Café Garoto:
“Fiz o pedido e agora venho agradecer. É importante reconhecermos quando somos atendidos.”
Combate às fake news sobre reforma administrativa
Uma das pautas mais discutidas foi a disseminação de boatos sobre uma possível votação às escondidas da reforma administrativa do FAP. Diversos vereadores desmentiram os boatos, reforçando que nenhum projeto sobre isso foi ainda encaminhado à Câmara.
O vereador Ralph foi direto:
“Essa casa é de diálogo e está de portas abertas. As sessões são públicas, transmitidas, e tudo passa por comissões. Não existe votação às escuras.”
Ele também criticou a postura de quem espalha informações falsas:
“Essas pessoas não têm coragem de vir aqui debater, mas se dedicam a plantar o ódio.”
O vereador Valdek, por sua vez, reforçou:
“Tudo que vier para favorecer os servidores, nós vamos discutir com responsabilidade. Não vamos aceitar que digam que estamos aqui para prejudicar o povo.”
Concurso público e valorização do funcionalismo
Ralph também explicou que as mudanças cobradas pelo Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado são reflexo da reforma nacional de 2019 e que a Câmara já aprovou medidas em prol dos servidores, como a incorporação de gratificações que fortalecem o fundo previdenciário.
“Aprovamos aqui a criação de mais de 400 vagas para concurso público. Isso é valorização do servidor e compromisso com a legalidade.”
O primeiro secretário ainda citou a solenidade que homenageou instituições educacionais com a Medalha Maria Thereza Caldas Velasco, destacando a importância de valorizar a educação no município.
Limpeza para festa da Primavera
Ao final da sessão, o vereador Torinho pediu providências para a limpeza da rotatória da Cidade Nova, local que sediará a Festa da Primavera, entre os dias 10 e 12 de outubro:
“Já falei com a equipe de iluminação e obras. É importante estarmos com o espaço limpo e iluminado para receber a população com segurança.”
Sessão encerrada
Após todas as falas, o presidente Luis Carlos (Torinho) agradeceu a presença dos vereadores, funcionários e população, encerrando a sessão e convocando nova reunião para o dia 6 de outubro de 2025.
Simone Gargano
COMPARTILHE
Curta Nossa Página no Facebook