quarta-feira, 22 de outubro de 2025

Educação de Pádua brilha na OBMEP com premiação estadual no IFF

 

Alunos da rede pública e privada do Noroeste Fluminense são reconhecidos por 
excelência em matemática em cerimônia realizada em  Pádua


Em uma cerimônia marcada por emoção e reconhecimento, alunos da rede pública e particular do Noroeste Fluminense foram premiados na última sexta-feira (17) pela Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP). O evento aconteceu no auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF) – Campus Pádua e reuniu autoridades, estudantes, educadores e familiares de toda a região.

Pádua foi destaque na premiação, que valorizou o desempenho de jovens talentos da matemática em um universo de mais de 18 milhões de inscritos em todo o país. A realização da cerimônia no município foi apontada por gestores como um importante gesto de valorização da educação local.

“Em um universo de 18 milhões de inscritos, a educação de Pádua foi premiada. Hoje é dia de reconhecimento e celebração dos vencedores com suas famílias”, afirmou o secretário municipal de Educação de Pádua, Cilimar Azeredo, durante seu discurso.

Presença regional e valorização do interior

A cerimônia contou com a presença de secretários de Educação de diversos municípios, como Erika Pinheiro, de Itaocara, e Diogo Melo, de Miracema, além do vereador paduano Ralph Kezen, que representou o Conselho Municipal de Educação.

“É gratificante ver um ex-aluno sendo reconhecido essa noite, como prova de que existe educação de qualidade no interior fluminense”, comentou Diogo Melo.

“Estamos em uma região longe da capital e nos orgulha esse reconhecimento. Não tenho dúvidas de que o caminho para o progresso é a educação”, completou o vereador Ralph Kezen.

Já Erika Pinheiro destacou a importância da matemática no desenvolvimento das competências dos alunos:

“A matemática é a ferramenta de resolver problemas e trazer ordem no caos”, disse.

OBMEP: mais que medalhas, um caminho para o futuro

Criada em 2005 pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio do Ministério da Educação, a OBMEP tem como objetivo estimular o estudo da matemática, descobrir talentos e ampliar o acesso de jovens de diferentes realidades ao conhecimento científico.

Além das medalhas e certificados, os estudantes premiados também têm acesso a programas de iniciação científica, bolsas de estudo e oportunidades futuras no ensino superior.

Em Pádua, os premiados foram acompanhados por professores e diretores escolares, que celebraram o resultado como fruto de dedicação, disciplina e apoio familiar.

“É um momento de reconhecimento não só para os alunos, mas também para os educadores que fazem a diferença todos os dias em sala de aula”, ressaltou Cilimar Azeredo.

Valorização do ensino local

A realização da cerimônia em Santo Antônio de Pádua foi celebrada como um símbolo da descentralização das políticas educacionais e do fortalecimento da educação nas cidades do interior. O evento reafirma o papel do município como polo educacional da região e incentiva novos estudantes a se dedicarem aos estudos da matemática.

Para os alunos premiados e suas famílias, a noite foi de emoção e orgulho. Em meio a aplausos e homenagens, ficou clara a mensagem deixada por todos os presentes: a educação transforma vidas e o interior fluminense tem muito a mostrar.

Simone Gargano

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA