sexta-feira, 1 de julho de 2022

Firjan leva caravana de empresários fluminenses para o Encontro Nacional da Indústria em Brasília



O presidente da Firjan Norte, Francisco (dir), e o vice, Thieres (esq) estiveram 

no encontro em Brasília

Foto: Paula Johas



Liderados pelo presidente Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, e o presidente em exercício, Luiz Césio Caetano, a Firjan participa desde quarta-feira (29/06) do Encontro Nacional da Indústria (ENAI), em Brasília. O evento conta ainda com a presença do presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira, e da Regional Noroeste, José Magno Vargas Hoffmann. Promovido pela CNI, nesta edição o ENAI promove o ‘Diálogo da Indústria com pré-candidatos à presidência da República’. Participaram do debate Simone Tebet, Ciro Gomes e Jair Bolsonaro.

Presidente em exercício da Firjan, Luiz Césio Caetano avalia o evento como extremamente importante. “Podemos escutar a linha de conduta dos pré-candidatos à presidência, além de apresentarmos as preocupações da indústria. O encontro também serve para estreitar o diálogo para pedimos a efetivação de uma política industrial, tecnológica e de inovação”, disse que, que reitera que só assim a indústria poderá avançar em direção ao futuro.

Na ocasião, cada pré-candidato que participou do encontro recebeu o documento "Propostas da Indústria para as eleições 2022" com 21 temas para fortalecer o desenvolvimento da indústria nacional. O documento foi elaborado com base nos fatores-chave da competitividade identificados no Mapa Estratégico da Indústria 2018-2022. A Firjan destaca pontos como a formulação de uma política industrial, criando estratégia unificada de desenvolvimento científico e tecnológico alinhada à política de comércio exterior. Assim como:

- Elaboração de políticas específicas para setores estratégicos, reforçando vantagens comparativas e criando outras;

- Reforma tributária ampla sobre o consumo;

- Ampliação e modernização da infraestrutura logística e energética;

- Aperfeiçoamento das regras para licenciamento ambiental;

- Maior foco em pesquisa, desenvolvimento e inovação;

- Adequação do sistema educacional e de formação de mão de obra.

O presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira, destacou a série de projetos de desenvolvimento que estão chegando à região, e carecem de obras de infraestrutura. “É imprescindível conhecermos os detalhes dos planos de governo dos candidatos, e o que pensam a respeito das dificuldades que a indústria enfrenta, especialmente quanto à infraestrutura, como é o caso do Norte Fluminense. Temos mais de duas dezenas de projetos de geração de energia previstos para esta década, e isso vai atrair novas empresas ao nosso parque industrial. Então é fundamental que os governos acompanhem esse movimento da iniciativa privada para que, juntos, possamos desenvolver e aumentar a geração de emprego da região”, disse Francisco Roberto, que esteve acompanhado do vice-presidente da Regional, Thieres Rodrigues.

Já o presidente da Firjan Noroeste, José Magno Hoffman, ressaltou a importância de ouvir as propostas de cada candidato. "O Diálogo da Indústria serve para avaliarmos o nível de cada candidato. Nos dá um direcionamento, facilitando o entrosamento com os candidatos. Considero importante que o futuro presidente crie incentivos para o desenvolvimento da Indústria e do agronegócio, tornando o ambiente mais propício para o crescimento do país", disse José Magno, que esteve ao lado do vice-presidente da Regional, Adão Patrício.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA