terça-feira, 7 de junho de 2022

Espaço da Ciência no Parque Natural Municipal Sabiá-Laranjeira de Rosal


 


Como parte da programação do Evento de Abertura do Parque Natural Municipal Sabiá-Laranjeira de Rosal (PNMSLR), que aconteceu no dia 10 de abril de 2022, foi montado o "Espaço da Ciência" – exposição realizada com o objetivo de divulgar os trabalhos técnicos e científicos que estão sendo realizados nessa Unidade de Conservação (UC). 

A realização de pesquisas científicas, que é um dos objetivos básicos da UC, teve início no ano de 2021, por iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos, responsável pela gestão do Parque. Os trabalhos em andamento estão sendo realizadas pela própria Secretaria em parceria com instituições de ensino e pesquisa e com uma organização não governamental (ONG).



No “Espaço da Ciência” buscou-se promover a difusão e popularização da ciência e da tecnologia para o público em geral, através da exposição de trabalhos de forma simplificada e interativa. Nesse espaço, montado em parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFF) de Bom Jesus do Itabapoana e com a Universidade do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), foram expostos pôsteres, materiais e equipamentos de pesquisa, vídeos de divulgação dos estudos realizados no Parque, além de uma reprodução de piso florestal onde os visitantes puderam caminhar como se estivesses dentro da floresta. 

A exposição também contou com a presença do Herbário Itinerante da UENF. Dessa forma, o público visitante foi estimulado a conhecer, de maneira lúdica e interativa, as potencialidades técnicas e de investigação científica necessárias à preservação e conservação do meio ambiente, com impactos locais e regionais. 

Durante as atividades desenvolvidas neste Espaço, que teve curadoria da Engenheira Agrônoma do município, Alessandra de Lima Machado, foram apresentados três trabalhos de pesquisa científica e um trabalho técnico, intitulados: 

Avaliação da Serrapilheira em Fragmentos Florestais do Parque Natural Municipal Sabiá-Laranjeira de Rosal

 Levantamento Fitossociológico do Parque Natural Municipal Sabiá-Laranjeira de Rosal

 Inventário Florístico do Parque Natural Municipal Sabiá-Laranjeira de Rosal

 Projeto Polinizando o Itabapoana

 

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA