Como parte da programação do Evento de Abertura do Parque Natural Municipal Sabiá-Laranjeira de Rosal (PNMSLR), que aconteceu no dia 10 de abril de 2022, foi montado o "Espaço da Ciência" – exposição realizada com o objetivo de divulgar os trabalhos técnicos e científicos que estão sendo realizados nessa Unidade de Conservação (UC).
A
realização de pesquisas científicas, que é um dos objetivos básicos da UC, teve
início no ano de 2021, por iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente,
Agricultura e Recursos Hídricos, responsável pela gestão do Parque. Os
trabalhos em andamento estão sendo realizadas pela própria Secretaria em
parceria com instituições de ensino e pesquisa e com uma organização não
governamental (ONG).
No “Espaço da Ciência” buscou-se promover a difusão e popularização da ciência e da tecnologia para o público em geral, através da exposição de trabalhos de forma simplificada e interativa. Nesse espaço, montado em parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFF) de Bom Jesus do Itabapoana e com a Universidade do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), foram expostos pôsteres, materiais e equipamentos de pesquisa, vídeos de divulgação dos estudos realizados no Parque, além de uma reprodução de piso florestal onde os visitantes puderam caminhar como se estivesses dentro da floresta.
A exposição também contou com a presença do Herbário Itinerante da UENF. Dessa forma, o público visitante foi estimulado a conhecer, de maneira lúdica e interativa, as potencialidades técnicas e de investigação científica necessárias à preservação e conservação do meio ambiente, com impactos locais e regionais.
Durante as atividades desenvolvidas neste Espaço, que teve curadoria da Engenheira Agrônoma do município, Alessandra de Lima Machado, foram apresentados três trabalhos de pesquisa científica e um trabalho técnico, intitulados:
Levantamento
Fitossociológico do Parque Natural Municipal Sabiá-Laranjeira de Rosal
Inventário
Florístico do Parque Natural Municipal Sabiá-Laranjeira de Rosal
Projeto
Polinizando o Itabapoana
COMPARTILHE
Curta Nossa Página no Facebook