quarta-feira, 29 de junho de 2022

Firjan SENAI e sindicatos da indústria oferecem mais de 110 vagas no Norte e Noroeste


Senai Maracanã Gráfica / Emerson, Milena e Tiago



A Firjan SENAI, em parceria com os sindicatos da indústria do Rio, está com inscrições abertas para 1.912 vagas gratuitas – sendo 116 nas regiões Norte e Noroeste Fluminense – em cursos de aperfeiçoamento e qualificação profissional para os meses de junho, julho, agosto e setembro. Este ano, ao todo, serão 7.589 oportunidades em diversas áreas. Entre os pré-requisitos, os interessados devem autodeclarar renda familiar per capita bruta de até 1,5 salários mínimos.

Nesses quatro meses, as 116 vagas no Norte e Noroeste estão disponíveis para os setores de Construção Civil, Vestuário, Metalmecânico e Gráfica. O início, o turno e a carga horária variam de acordo com o curso escolhido. No Noroeste, as aulas serão ministradas na unidade de Itaperuna, e no Norte Fluminense, na unidade de Campos.

Edson Melo, gerente de Educação Profissional da Firjan SENAI, explica que as vagas são voltadas para trabalhadores da indústria e seus dependentes, desempregados que já tenham atuado na indústria e público em geral. “O objetivo da parceria Firjan SENAI e sindicatos é preparar profissionais para atender a demanda de capacitação da indústria e do mercado de trabalho”, destaca.

Os cursos de qualificação profissional propiciam o desenvolvimento de competências e a formação do perfil profissional de jovens e adultos. Já os de aperfeiçoamento são voltados para a atualização de pessoas com experiência profissional na área.

Sindicatos e cursos

Todos os cursos disponíveis acontecem em caráter presencial no período da noite, entre 18h e 22h.

Firjan SENAI Campos:

- Sindicato Das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico de Campos (Sindmec): Uma turma com 20 vagas. Previsão de início em 8 de agosto. Curso: Mecânico de manutenção.

- Sindicato do Vestuário do Norte Fluminense (Sindvest NF): Uma turma com 20 vagas. Previsão de início em 14 de setembro. Curso: Costureiro industrial do vestuário.

Firjan SENAI Itaperuna:

- Sindicato da Construção Civil do Noroeste Fluminense (Sinduscon NO): Uma turma com 20 vagas. Previsão de início em 19 de setembro. Curso: Eletricista Industrial.

- Sindicato das Indústrias Gráficas do Noroeste Fuminense (Sindgraf NO): Duas turmas com 20 e 16 vagas. Previsão de início em 25 de julho e 14 de setembro. Curso: Manutenção básica de impressoras Offset e Desenvolvedor de Aplicativos.

- Sindicato Metal Mecânico do Noroeste Fluminense (Sindmetal NO): Uma turma com 20 vagas. Previsão de início em 19 de setembro. Curso: Instalação de sistemas de comandos elétricos industriais.

Programa de Qualificação Setorial

O edital, com a relação completa de oportunidades, o nome dos sindicatos responsável por cada curso, e os critérios para participação, está disponível em https://firjansenai.com.br/qualificacaosetorial .

As inscrições devem ser realizadas diretamente na unidade onde o curso será ministrado, porém, o candidato deve primeiro buscar uma carta de encaminhamento no sindicato responsável pela oportunidade escolhida.

O endereço das unidades pode ser encontrado também no site da Firjan SENAI, no link https://firjansenai.com.br/cursorio/o-senai-rio/unidades. Mais informações podem ser obtidas pelo 0800 0231 231.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA